Prefeitos participam de encontro sobre desenvolvimento sustentável em Joinville

Publicada em 31/03/2017 às 12:32
Relacionado a: Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável - SEPUD

Prefeitos participam de encontro sobre desenvolvimento sustentável em Joinville Ver imagem em alta resolução

Prefeitos de municípios catarinenses estiveram em Joinville, nesta sexta-feira, 31 de março, para o lançamento regional do IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS). Promovido pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da prefeitura local, o evento foi realizado no Le Village Flats e Hotel.

“O crescimento urbano traz aos desafios aos municípios, como mobilidade e infraestrutura. A FNP traz a busca por soluções inteligentes para as cidades, o que também procuramos em Joinville, crescimento com inovação porque ela só interessa quando melhora a vida das pessoas”, destacou o secretário de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável, Danilo Conti.

O objetivo foi apresentar aos aos prefeitos, secretários e gestores municipais presentes o IV EMDS e provocar a participação dos governantes para contribuir com a construção do maior evento sobre sustentabilidade urbana do país.

A exemplo dos eventos já realizados, os participantes conheceram também projetos desenvolvidos para a eficiência na administração municipal.

De Joinville, as boas práticas desenvolvidas no trabalho realizado no atendimento a crianças e adolescentes foram destacadas pelo coordenador de Projetos e Articulação Institucional, Paulo Miotta, como referência.

“A Frente Nacional de Prefeitos promove a integração dos municípios, independente dos partidos, o que termina por beneficiar todos os estados brasileiros,” comentou o prefeito de Florianópolis Gean Loureiro, ao relatar as dificuldades de recursos que os municípios enfrentam na administração.

Sobre o evento

Realizado pela FNP em parceria com o Sebrae, a quarta edição do EMDS será realizada de 24 a 28 de abril de 2017, no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília/DF. A expectativa é receber mais de 10 mil participantes para debates em torno do tema central “Reinventar o financiamento e a governança das cidades”. A edição de 2015 teve 9.458 participantes de 1.507 municípios brasileiros.

O evento será uma oportunidade de serem compartilhadas soluções e informações relevantes para a gestão dos municípios. Para promover o debate e reflexão sobre os desafios municipais, ocorrerão 22 Salas Temáticas. Além disso, serão promovidas várias atividades simultâneas, tais como Arenas de Diálogos, Fóruns TED-alike, Pontos de Encontro e Praças de Boas Práticas.

Sobre a FNP

Fundada em 1989, a FNP é a única entidade municipalista nacional dirigida exclusivamente por prefeitas e prefeitos em exercício dos seus mandatos. Tem como foco de atuação os 658 municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes (critério indicador de cidades médias, segundo estudos da CGLU e IPEA). Esse recorte abrange 100% das capitais, 68% dos habitantes e 80% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

Compartilhe