Prefeitos participam de encontro sobre desenvolvimento sustentável em Joinville Ver imagem em alta resolução

Prefeitos participam de encontro sobre desenvolvimento sustentável em Joinville

Evento faz parte da Frente Nacional de Prefeitos (FNP)

Publicada em 31/03/2017 às 12:32, por Diego Piffer Rosa.
Relacionado a: Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável - SEPUD

Prefeitos de municípios catarinenses estiveram em Joinville, nesta sexta-feira, 31 de março, para o lançamento regional do IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS). Promovido pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da prefeitura local, o evento foi realizado no Le Village Flats e Hotel.

“O crescimento urbano traz aos desafios aos municípios, como mobilidade e infraestrutura. A FNP traz a busca por soluções inteligentes para as cidades, o que também procuramos em Joinville, crescimento com inovação porque ela só interessa quando melhora a vida das pessoas”, destacou o secretário de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável, Danilo Conti.

O objetivo foi apresentar aos aos prefeitos, secretários e gestores municipais presentes o IV EMDS e provocar a participação dos governantes para contribuir com a construção do maior evento sobre sustentabilidade urbana do país.

A exemplo dos eventos já realizados, os participantes conheceram também projetos desenvolvidos para a eficiência na administração municipal.

De Joinville, as boas práticas desenvolvidas no trabalho realizado no atendimento a crianças e adolescentes foram destacadas pelo coordenador de Projetos e Articulação Institucional, Paulo Miotta, como referência.

“A Frente Nacional de Prefeitos promove a integração dos municípios, independente dos partidos, o que termina por beneficiar todos os estados brasileiros,” comentou o prefeito de Florianópolis Gean Loureiro, ao relatar as dificuldades de recursos que os municípios enfrentam na administração.

Sobre o evento

Realizado pela FNP em parceria com o Sebrae, a quarta edição do EMDS será realizada de 24 a 28 de abril de 2017, no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília/DF. A expectativa é receber mais de 10 mil participantes para debates em torno do tema central “Reinventar o financiamento e a governança das cidades”. A edição de 2015 teve 9.458 participantes de 1.507 municípios brasileiros.

O evento será uma oportunidade de serem compartilhadas soluções e informações relevantes para a gestão dos municípios. Para promover o debate e reflexão sobre os desafios municipais, ocorrerão 22 Salas Temáticas. Além disso, serão promovidas várias atividades simultâneas, tais como Arenas de Diálogos, Fóruns TED-alike, Pontos de Encontro e Praças de Boas Práticas.

Sobre a FNP

Fundada em 1989, a FNP é a única entidade municipalista nacional dirigida exclusivamente por prefeitas e prefeitos em exercício dos seus mandatos. Tem como foco de atuação os 658 municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes (critério indicador de cidades médias, segundo estudos da CGLU e IPEA). Esse recorte abrange 100% das capitais, 68% dos habitantes e 80% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.