Prefeito Adriano Silva participa de reunião com o vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin

Publicada em 23/01/2024 às 12:46
Relacionado a: Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação - SDE, Secretaria da Fazenda - SEFAZ, Secretaria de Comunicação - SECOM

Na manhã desta terça-feira (23), o prefeito Adriano Silva foi recebido pelo vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, no Palácio do Planalto, em Brasília. A reunião teve como objetivo compartilhar informações sobre o potencial de Joinville, sobretudo nas questões relacionadas com o desenvolvimento econômico.

“Esta é uma oportunidade de reforçar junto ao Governo Federal a importância de Joinville e também como a nossa cidade tem potencial para continuar avançando como um polo de inovação e empreendedorismo do país”, afirma o prefeito.

Durante uma apresentação institucional, foi exibido um vídeo sobre a cidade, bem como os principais dados demográficos e econômicos da maior cidade de Santa Catarina, com destaque para a localização próxima de portos e aeroportos e a geração de emprego e renda.

“Costumo dizer que todos os brasileiros possuem em suas casas ao menos um produto joinvilense. Isso é fruto da variedade de grandes empresas que produzem produtos de muita qualidade”, explica Adriano.

A reunião foi acompanhada pelo presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Joinville (CDL), Marcos Antônio Bittencourt; pelo presidente da Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção (ACOMAC), José Haveroth; pelo vice-presidente da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), Marco Antônio Corsini; e pelo vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Ney Silva.

O prefeito estava acompanhado dos secretários municipais de Desenvolvimento Econômico e Inovação, William Escher; da Fazenda, Fernando Bade; e de Comunicação, Thiago Boeing. O padre Anderson Pitz, pároco da Paróquia São João Batista também participou da agenda.

“O Governo Federal trabalha para que a indústria brasileira seja cada vez mais valorizada, com câmbio competitivo, desoneração da atividade industrial, incentivo à produção de energia limpa e queda de juros”, detalha o vice-presidente.

O prefeito aproveitou a reunião para convidar o vice-presidente, que atualmente responde pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, a visitar a cidade para uma agenda junto ao setor industrial, com o objetivo de conhecer a demanda dos empreendedores e as indústrias da cidade.

Atenção às rodovias federais

Durante a reunião, o prefeito solicitou ao vice-presidente atenção do Governo Federal junto ao projeto de duplicação da BR-280, destacando o importante eixo de ligação ao Porto de São Francisco do Sul. Além disso, explicou a necessidade de revisão do contrato de concessão da BR-101, no trecho que passa por Joinville, incluindo a manutenção e ampliação das vias marginais.

Compreendendo a importância da demanda para estimular o potencial econômico e a qualidade de vida da população, o vice-presidente ligou para o ministro dos Transportes, Renan Filho, para reforçar a relevância do pleito.

”A infraestrutura é fundamental para o desenvolvimento e a expansão da indústria. Por isso, é uma área que merece nossa atenção especial”, afirma Alckmin.

Padaria Artesanal

Após a reunião com o vice-presidente da República, a comitiva participou de uma reunião com Lu Alckmin, esposa de Geraldo Alckmin, que apresentou mais detalhes sobre o projeto social Padaria Artesanal, que busca fomentar a atividade empreendedora por meio de pequenas padarias instaladas junto à comunidades em situação de vulnerabilidade social. Atualmente, o projeto é coordenado pelo SENAI.

”Joinville tem uma vocação muito grande para o voluntariado e para o empreendedorismo. Por isso, projetos como este tem total condição de serem implantados em nossa cidade e melhorar a vida das pessoas”, observa Adriano.