Pacientes com Covid-19 devem ficar atentos ao agravamento dos sintomas

Publicada em 26/03/2021 às 09:57
Relacionado a: Unidade de Comunicação - SECOM.UCO, Secretaria de Comunicação - SECOM

Com o aumento de infecções pelas variantes do coronavírus, a Secretaria da Saúde de Joinville (SES) orienta que as pessoas busquem atendimento médico logo que apresentarem os primeiros sintomas da doença, evitando aguardar o agravamento do quadro.

Além disso, pacientes que já estão em acompanhamento médico e que notarem evolução de sintomas, com falta de ar e dificuldade para respirar, devem voltar a procurar assistência. Esse retorno à unidade de saúde deve acontecer o mais breve possível para evitar que o nível de oxigênio no corpo baixe.

“A pandemia do ano passado é diferente da deste ano. A variante atual do vírus tem maior contagiosidade e agressividade”, explica o infectologista Luiz Henrique Melo, coordenador médico da Vigilância em Saúde da SES.

O médico reforça a importância de redobrar os cuidados de prevenção, tendo em vista que o maior número de doentes e a gravidade dos sintomas aumentam a sobrecarga nas redes de saúde pública e privada.

“Em caso de dúvidas sobre os sintomas, o ideal é procurar atendimento. No entanto, é preciso ter paciência, pois o sistema está sobrecarregado. Em qualquer unidade hospitalar pública ou privada, o usuário vai encontrar grande contingente de pessoas e existe um critério de avaliação de severidade do quadro e prioridade de atendimento ao indivíduo”, pontua o infectologista.

Todas as informações da Prefeitura de Joinville sobre Coronavírus estão disponíveis na página Coronavírus em Joinville.

Para orientações, dúvidas, reclamações, sugestões ou elogios, faça contato com a nossa Ouvidoria.

Para Pedido de Informação segundo a Lei nº 12.527/2011, utilize este serviço.