OPAS recomenda que modelo de gestão da pandemia adotado em Joinville seja compartilhado

Publicada em 18/06/2021 às 13:01
Relacionado a: Unidade de Comunicação - SECOM.UCO, Secretaria de Comunicação - SECOM

Nesta sexta-feira (18/6), gestores da Secretaria da Saúde de Joinville participaram de uma reunião com representantes da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e do Ministério da Saúde. Eles conheceram os fluxos dos serviços de saúde e a maneira como o município reestruturou os serviços para ampliar a capacidade de atendimento para a população durante a pandemia de Covid-19.

Esta foi a segunda vez que o grupo esteve na cidade. Desta vez, além de reuniões técnicas, três consultores também visitaram o Hospital São José, a UPA Sul e a Unidade de Saúde da Família (UBSF) Comasa. Eles analisaram os serviços oferecidos em três segmentos: vigilância, assistência e comunicação. Segundo a médica Ho Yeh Li, consultora nacional da OPAS, o objetivo desses encontros é proporcionar trocas de experiências.

“Este trabalho é desenvolvido em parceria entre a OPAS, o Ministério da Saúde, o Conass e o Conasems. Nós queremos aprender as boas práticas, identificar as dificuldades e fazer a troca entre municípios e estados. A ideia é ver o que cada um aprendeu nessa pandemia, levar as boas iniciativas de Joinville e trazer sugestões daquilo que outras cidades implantaram”, afirma a médica.

Entre os pontos elogiados estão o envolvimento direto dos gestores em todos os níveis de enfrentamento à pandemia, resposta rápida e remanejamento de acordo com os apontamentos epistemológicos, implantação da gestão de leitos e serviços de remoção, capacitação e serviço de apoio emocional para os profissionais da linha frente, testagem, notificação e monitoramento de pacientes que tiveram resultado positivo, além das estratégias de comunicação adotadas para informar sobre as decisões relacionadas à pandemia.

Especificamente sobre o Hospital Municipal São José, os consultores sugeriram que as boas práticas sejam compartilhadas com outras unidades, já que a boa articulação, organização dos protocolos e fluxos assistenciais, planejamento estratégico para ampliação da capacidade intra-hospitalar e os fluxos adequados de paramentação e desparamentação dos profissionais da área Covid-19 podem servir de referência, inclusive para demais municípios brasileiros.

O secretário da Saúde de Joinville, Jean Rodrigues da Silva, enfatizou a dedicação dos servidores. “Nosso agradecimento especial para toda a equipe que continua passando por uma alta tensão para promover saúde para toda a população. Além disso, também nos colocamos à disposição dos consultores para contribuir e para receber as sugestões que possam auxiliar no nosso trabalho”.

A sugestão dos técnicos é que a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria da Saúde, permaneça monitorando os estoques de insumo e medicamentos, reforce o acompanhamento dos indicadores de qualidade de assistência e verifique a possibilidade de ampliar a divulgação de indicadores de saúde.

Todas as informações da Prefeitura de Joinville sobre Coronavírus estão disponíveis na página Coronavírus em Joinville.

Para orientações, dúvidas, reclamações, sugestões ou elogios, faça contato com a nossa Ouvidoria.

Para Pedido de Informação segundo a Lei nº 12.527/2011, utilize este serviço.

Compartilhe

Skip to content