Obra de demolição do Prédio Verde entra na etapa final

Publicada em 13/03/2023 às 11:16
Relacionado a: Secretaria de Infraestrutura Urbana - SEINFRA, Secretaria de Pesquisa e Planejamento Urbano - SEPUR

Iniciada no final do mês de janeiro, a demolição do Edifício Nove de Março, popularmente conhecido como Prédio Verde, segue para a sua etapa de conclusão.

Desde a última quinta-feira (9/3), a S.O.S. Demolidora e Terraplenagem Ltda., empresa contratada pela Prefeitura de Joinville, por meio de processo licitatório, para a execução do trabalho, está realizando a retirada dos entulhos. Todo material será encaminhado para um aterro licenciado.

Até o momento, foram retirados cerca de 1,5 mil metros cúbicos de material, ou seja, cerca de 100 viagens de caminhão caçamba, com capacidade média de 15 metros cúbicos, cada. A equipe responsável pelo trabalho é formada por seis funcionários operacionais, um engenheiro de segurança, um técnico de segurança do trabalho e um encarregado.

A demolição dos três primeiros andares do prédio foi realizada manualmente com o uso de equipamentos como compressores de alta pressão. Já para a demolição dos andares finais e retirada dos entulhos, estão sendo utilizados dois tratores com pás carregadeiras.

De acordo com o diretor executivo da Seinfra, Marcelo Soares, a realização da obra ocorre de forma otimizada.

“O trabalho vem acontecendo em prazo melhor do que o previsto. A licitação previa 90 dias para a realização da obra, mas no início do contrato a empresa apresentou um cronograma, que está seguindo à risca”, afirma o diretor.

Após a retirada de todo o entulho, a empresa fará a limpeza e terraplenagem do terreno, bem como retirada dos tapumes e liberação do local. Em seguida, a Seinfra vai revitalizar o espaço com a instalação de uma área de convivência.

A Secretaria de Pesquisa e Planejamento Urbano (Sepur) está desenvolvendo um estudo com foco na melhora da mobilidade e possível alargamento do leito do Rio Cachoeira.

Sobre o Prédio Verde

Construído entre os anos de 1955 e 1960, o prédio situado na esquina da avenida Dr. Paulo Medeiros com a rua Nove de Março tem 1.260,89 m².

O processo de compra do prédio iniciou em 2021. Na ocasião, eles relataram todos os percalços que sofreram no local e um histórico da situação do prédio. Quando foi construído, o curso do rio não ficava tão próximo ao prédio como hoje.

Em 2016, o prédio foi interditado para avaliar questões estruturais, mas liberado posteriormente por apresentar condições seguras de habitação. Em setembro de 2021, o prefeito Adriano Silva assinou os Decretos de Utilidade Pública relacionados com os imóveis do Edifício Nove de Março. No ano passado, foram assinadas as escrituras de imóveis do prédio e realizada a licitação para a demolição.

Compartilhe

Skip to content