Mais de 7 mil mudas de árvores foram doadas na Central de Imunização de Joinville

Publicada em 21/05/2021 às 08:46
Relacionado a: Unidade de Comunicação - SECOM.UCO, Secretaria de Comunicação - SECOM

Os joinvilenses que passam pela Central de Imunização não só recebem uma grande dose de esperança, como também podem ajudar a garantir um futuro mais verde para a cidade. Após a imunização contra a Covid-19, as pessoas têm a chance de levar para casa uma muda de espécies nativas, disponibilizadas pelo programa Adote uma Árvore, da Secretaria de Agricultura em Meio Ambiente (Sama), em parceria com a Secretaria da Saúde.

“Quando nós pensamos nessa ação específica com a Sama, da doação das mudas para as pessoas que fossem se imunizar, era justamente para simbolizar um renascimento. As árvores simbolizam esse renascimento da vida, por meio da vacina”, explica o secretário da Saúde de Joinville, Jean Rodrigues da Silva.

Foram retiradas na Central de Imunização, no Centreventos Cau Hansen, até agora, 7.161 mudas de espécies como palmiteiro, cerejeira do Rio Grande, pitanga, ipê roxo e amarelo, uvaia e ingá-feijão. Uma vez por semana, a Unidade de Desenvolvimento de Gestão Ambiental (UGA) da Sama entrega 400 novas mudas no local.

Segundo Nicoli dos Anjos, coordenadora de imunização da Secretaria da Saúde, as plantas são rapidamente retiradas. “Informamos no momento da imunização sobre as mudas e as pessoas ficam muito empolgadas”, afirma a coordenadora.

Schirlene Chegatti, secretária de Agricultura e Meio Ambiente de Joinville, comemora o sucesso da ação. “É positivo que as pessoas, neste momento de pandemia, não deixem de lado a preocupação com o meio ambiente. E cuidar do meio ambiente faz parte de uma vida mais saudável”, pontua Chegatti.

Dorilea Hardt, de 52 anos, foi à Central de Imunização tomar a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e levou uma muda de ipê roxo para plantar em sua casa no bairro Rio Bonito. “Fiquei muito emocionada por tomar a vacina. E é uma alegria levar uma planta para meu jardim”, elogia Hardt.

José Alves, de 58 anos, também tomou a primeira a dose. Levou para o seu sítio uma muda de cerejeira do Rio Grande. “Meu sítio é tomado de árvores, principalmente as frutíferas. Todas foram eu que plantei”, conta Alves.

Como solicitar uma muda de árvore

A coordenadora da Unidade de Desenvolvimento de Gestão Ambiental da Sama, Gabriela Cristina Riesenberg, informa que não é apenas na Central de Imunização que as pessoas podem conseguir mudas para a arborização da cidade. “A orientação que damos a quem deseja adotar uma muda é entrar em contato pelo e-mail sama.uga@joinville.sc.gov.br, ou pelo telefone (47) 3481-5100”, explica Riesenberg.

Todas as informações da Prefeitura de Joinville sobre Coronavírus estão disponíveis na página Coronavírus em Joinville.

Para orientações, dúvidas, reclamações, sugestões ou elogios, faça contato com a nossa Ouvidoria.

Para Pedido de Informação segundo a Lei nº 12.527/2011, utilize este serviço.