Joinville ultrapassa a marca de 200 mil primeiras doses de vacina contra a Covid-19 aplicadas

Publicada em 05/07/2021 às 18:54
Relacionado a: Unidade de Comunicação - SECOM.UCO, Secretaria de Comunicação - SECOM

Diariamente, cerca de 500 servidores da Secretaria da Saúde de Joinville estão diretamente envolvidos na vacinação contra a Covid-19. Nesta segunda-feira (5/7), a cidade alcançou a importante marca de mais de 200 mil primeiras doses aplicadas. Se for considerada a dose dois ou única, esse número ultrapassa os 265 mil.

Para os servidores, cada vacina aplicada é uma dose de esperança por dias melhores. Jair José Benedette, de 50 anos, foi uma das pessoas que recebeu o imunizante pelas mãos do técnico em enfermagem, Gustavo Henrique Quintino.

“Eu estou feliz! Já que precisa tomar a vacina para se prevenir, o melhor é enfrentar o medo que tenho da agulha. Fico muito agradecido”, afirma Benedette após receber a primeira dose.

Entre as histórias emocionantes que Gustavo sente orgulho em contar, um exemplo que veio da própria família. A avó do técnico em enfermagem tem 80 anos, trata um problema cardíaco e toma remédio anticoagulante. Foi graças à insistência do neto que ela aceitou receber o imunizante que protege contra o coronavírus.

“Eu falei com ela e expliquei direitinho. Para mim, foi muito gratificante, porque no ano passado eu perdi uma tia para a Covid-19. Ela tinha Síndrome de Down e era o xodó da família”, completa.

Desde fevereiro, quando começou a trabalhar na Central de Imunização, Gustavo já aplicou a vacina em milhares de pessoas que ele não conhece, mas também foi o responsável por imunizar a própria mãe, além de amigos da época da escola.

O secretário de Saúde de Joinville, Jean Rodrigues da Silva relembra que no início do ano, a vacina era vista como uma luz no fim do túnel.

“Hoje, através dos números que a gente analisa em relação à internação e óbitos, realmente ela tem se mostrado como o recomeço de um novo tempo. É um marco importante 200 mil primeiras doses aplicadas, mas é importante salientar que a gente só consegue ter a imunização após alguns dias da segunda dose. Para aqueles imunizantes indicados, a segunda aplicação é imprescindível” explica o secretário.

Com o aumento na oferta de doses, foi necessário iniciar a vacinação nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) e também ativar a Central de Vacinação Tupy, no bairro Boa Vista e a Sala de Imunização do Garten Shopping. O agendamento é realizado no site joinville.sc.gov.br para os grupos prioritários, assim que o município recebe a vacina enviada pelo Governo do Estado.

A coordenadora de imunização da Secretaria da Saúde, Nicole dos Anjos faz um pedido. “Nossos servidores estão lutando diariamente para por fim à pandemia. É recomendável se vacinar, independentemente do fabricante. Nós já percebemos um aumento na quantidade de pessoas que recusam a vacina por causa da marca. Quando age desta forma, a pessoa está tirando a vaga de quem realmente quer vacinar”, enfatiza.

Todas as informações da Prefeitura de Joinville sobre Coronavírus estão disponíveis na página Coronavírus em Joinville.

Para orientações, dúvidas, reclamações, sugestões ou elogios, faça contato com a nossa Ouvidoria.

Para Pedido de Informação segundo a Lei nº 12.527/2011, utilize este serviço.