Coronavírus: Joinville registra primeiro caso de COVID-19

Publicada em 13/03/2020 às 18:59
Relacionado a: Secretaria de Comunicação - SECOM, Unidade de Comunicação - SECOM.UCO

Primeiro caso

A Secretaria da Saúde de Joinville confirmou nesta sexta-feira (13/03/2020) o primeiro caso de coronavírus no município. O paciente é um homem com 57 anos, que está isolado, em tratamento domiciliar. O quadro clínico não é de gravidade. Ele teve histórico recente de viagens em países da África, Ásia e Europa. Ele retornou ao Brasil no dia 6 de março, e no dia 8 começou apresentar sintomas de febre, dores de cabeça, garganta e pelo corpo.

Todas as informações sobre Coronavírus em Joinville.

O paciente foi atendido primeiramente no Pronto Atendimento Norte, onde foi orientado a tomar as medidas de prevenção e teve o material coletado para exames. Neste período ele ficou isolado em casa para tratamento, com monitoramento da Saúde ao paciente e familiares. O exame laboratorial realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) confirmou a doença nesta sexta-feira.

A Secretaria da Saúde vai manter contato com o paciente e monitorar as pessoas que tiveram contato com ele durante o período que ele começou apresentar os sintomas. Todas serão orientadas a procurarem uma unidade de saúde, caso sentirem sintomas da doença.

A Prefeitura de Joinville acompanha outros seis casos suspeitos em investigação. A partir do cenário de contaminação, o Município decretou medidas para evitar aglomerações de pessoas, principalmente ao público idoso, que é o mais vulnerável à doença.

Portaria

A Prefeitura de Joinville lançou nesta sexta-feira (13/03/2020) a PORTARIA Nº 34/2020/SMS recomendando às pessoas de 60 anos ou mais que evitem participar de eventos com grande aglomeração de público. A medida visa preservar o público que apresenta maior risco de contaminação.

“A cidade não vai parar, mas teremos todos os cuidados necessários para evitar um problema maior”, disse o prefeito Udo Döhler. Não há restrição para a realização de eventos.

Ações do Procon

Considerando o surto mundial de coronavírus, a fim de evitar possíveis abusos futuros, o Procon de Joinville realizou fiscalização de produtos que possam ter um grande aumento no consumo no momento, como sabonetes antissépticos, máscaras descartáveis e álcool gel.

Alguns produtos já apresentam estoques baixos ou até mesmo falta deles, principalmente máscaras e álcool gel. Caso os consumidores tenham alguma denúncia de abuso de preços, de qualquer produto, devem prontamente comunicar o fato ao Procon, através do fone 151, ou via Ouvidoria.

Dados

  • Casos notificados: 40
  • Casos descartados: 30
  • Casos suspeitos: 9 (todos estão em isolamento domiciliar)
  • Caso confirmado: 1 (em isolamento domiciliar)

Orientações

A Secretaria da Saúde de Joinville reforça as orientações às pessoas que estiveram recentemente nos continentes e países onde ocorrem contágios pelo Coronavírus – principalmente Europa, Ásia, África e Estados Unidos – e apresentam sinais clínicos relacionados à doença, como febre, escorrimento nasal, tosse, dor de cabeça ou dor de garganta para que procurem uma Unidade Básica de Saúde, um Pronto Atendimento ou unidade privada a qual tenha convênio para o atendimento e realização de exames.

No final do mês de fevereiro de 2020 foi montado um Gabinete de Contingência, com a participação de representantes da rede pública e privada de saúde, para definir protocolos e medidas técnicas para prevenção, acolhimento e tratamento dos casos suspeitos ou confirmados.

Além disso, especialistas da Secretaria da Saúde de Joinville mantém contato com a Secretaria de Saúde do Estado e Ministério da Saúde para atualização das orientações técnicas refentes à doença.

Como a rede de saúde trabalha

Casos suspeitos: pacientes que tiveram sinais da doença e apresentaram históricos de viagens recentes aos países infectados passam por exames clínicos e tem orientações de permanecer isolados nas suas moradias num período de 15 a 18 dias. Familiares são orientados com ações preventivas para evitar contágios.

Casos ocorrer contaminação: se o caso for leve, o isolamento é domiciliar. Se o caso for considerado grave, ele ficará internado isoladamente em uma unidade hospitalar.

Como prevenir

  • Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel.
  • Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir.
  • Evite aglomerações se estiver doente.
  • Mantenha os ambientes bem ventilados.
  • Caso a pessoa apresente sintomas referentes à doença (febre, coriza, dor de cabeça, dor de garganta) e tenha viajado recentemente para um dos continentes infectados ou tido contato com pessoas que estiveram nesses países há pouco tempo, a orientação é que procure uma Unidade Básica de Saúde, um Pronto Atendimento ou alguma unidade de saúde privada a qual a pessoas esteja conveniada.

Todas as informações da Prefeitura de Joinville sobre Coronavírus estão disponíveis na página Coronavírus em Joinville.

Para orientações, dúvidas, reclamações, sugestões ou elogios, faça contato com a nossa Ouvidoria.

Para Pedido de Informação segundo a Lei nº 12.527/2011, utilize este serviço.

Compartilhe

Skip to content