Joinville investe em saúde e amplia capacidade de atendimento

Publicada em 18/03/2021 às 08:11
Relacionado a: Unidade de Comunicação - SECOM.UCO, Secretaria de Comunicação - SECOM

Na noite de terça-feira (16/3), o prefeito Adriano Silva fez um pronunciamento detalhando ações e medidas adotadas para conter o avanço da pandemia de Covid-19 em Joinville.

Atualmente, a cidade enfrenta o pior momento de contaminação pela doença devido ao aparecimento de variantes. Desde o início da pandemia, quase 68 mil joinvilenses foram contaminados. Destes, 61 mil estão recuperados e 817 perderam a vida.

Para prestar assistência aos pacientes, foi necessária a abertura de novos leitos de internação. Por este motivo, a Prefeitura de Joinville implantou dois Hospitais de Campanha, localizados nas zonas Sul e Leste.

Para que isso fosse possível, a Secretaria de Saúde adaptou as estruturas das Unidades de Pronto-atendimento, otimizando equipes, infraestrutura, redes de oxigênio, segurança e limpeza.

Estas unidades receberam materiais e equipamentos, além da instalação de tanques de oxigênio. Após a ampliação da rede de gases, a UPA Leste deve dobrar a quantidade de leitos nos próximos dias. Esta ação foi possível graças a uma obra realizada pela Associação Empresarial de Joinville (Acij).

Em conjunto com este trabalho, as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) Costa e Silva, Aventureiro III e Boehmerwald atendem com horário ampliado, das 7h à 22h. Já a Unidade Básica do João Costa funciona 24h. Por este motivo, foi necessário fazer o remanejamento de servidores. Em função desta adequação, algumas unidades tiveram o atendimento suspenso temporariamente.

Desde o início deste ano, a Prefeitura de Joinville adquiriu 15 novos respiradores, com um investimento de R$ 800 mil. A Rede Municipal de Saúde conta com 159 respiradores, equipamentos essenciais para garantir atendimento de pacientes em situação grave.

Com relação aos leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), Joinville registrou um crescimento de 80%, passando de 102 para 183. Somente neste ano, 32 novos leitos foram implantados na cidade, com investimento de mais de R$ 7 milhões.

Nos próximos dias, mais 20 leitos de UTI serão ativados no Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, graças a uma parceria entre o Governo do Estado, a Prefeitura de Joinville e o Hospital Bethesda.

Além dos trabalhadores que já atuam na Rede Municipal de Saúde, 54 novos profissionais foram contratados neste ano, sendo 43 médicos e 11 profissionais da área de enfermagem. Novos processos seletivos estão em andamento.

A Prefeitura também comprou 29 mil testes PCR antígeno, que detectam o vírus em menos de meia hora. O investimento foi de R$ 1,2 milhão. Novas compras deste teste estão em andamento para continuar atendendo a demanda.

Joinville também tem avançado na vacinação dos grupos prioritários previstos no Plano Nacional de Imunização (PNI), conforme a disponibilidade de doses pelos Governos Federal e Estadual. Até agora, mais de 20 mil joinvilenses receberam a primeira dose e têm a segunda garantida.

As pessoas estão sendo vacinadas na Central de Imunização, que foi montada no Centreventos Cau Hansen para garantir segurança e conforto para quem vai receber a dose e também para os profissionais que estão trabalhando.

O projeto da Central de Imunização foi executado em apenas uma semana, com investimento de R$ 70 mil para a abertura de 20 salas. O agendamento para a vacinação trouxe organização ao processo e garantiu que as pessoas não precisem esperar em longas filas pelo imunizante.

Ao encerrar o pronunciamento, o prefeito Adriano Silva aproveitou para reforçar o pedido de ajuda. “Eu convoco os joinvilenses a fazerem a diferença. Precisamos nos unir para superar o coronavírus. Novamente faço um apelo para que as pessoas sigam as regras, usem máscara, higienizem as mãos, mantenham o distanciamento social e principalmente evitem aglomerações”, concluiu.

Todas as informações da Prefeitura de Joinville sobre Coronavírus estão disponíveis na página Coronavírus em Joinville.

Para Pedido de Informação segundo a Lei nº 12.527/2011, utilize este serviço.