Em reconhecimento ao comprometimento do município com a consolidação e o fortalecimento da Política de Segurança Alimentar e Nutricional, Joinville conquistou o segundo lugar nacional do Prêmio Brasil Sem Fome, na categoria “Bom funcionamento das instâncias do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan)”.
De acordo com Patricia Girardi, coordenadora da área de Segurança Alimentar e Nutricional e Secretária Executiva da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional de Joinville (Caisan), o destaque em âmbito nacional se deve ao fortalecimento contínuo do Sisan e à consolidação da política municipal de segurança alimentar e nutricional.
Entre as principais iniciativas implementadas, estão o lançamento do 3º Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, com ações integradas entre diversas secretarias municipais; a realização das Conferências Municipais de Segurança Alimentar e Nutricional; a atuação regular da Caisan Joinville, com reuniões sistemáticas e acompanhamento de metas; e o fortalecimento do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsean), com composição ativa desde a sua criação, em 2003.
“O prêmio representa o reconhecimento do compromisso de Joinville com o direito humano à alimentação adequada e saudável e com a consolidação de uma política pública estruturada, intersetorial e participativa relacionada à segurança alimentar e nutricional. Também simboliza o resultado do trabalho conjunto entre gestão municipal e controle social, que vêm atuando de forma articulada”, avalia Patricia.
Para a coordenadora, o reconhecimento promove visibilidade institucional de Joinville e evidencia a capacidade técnica e de gestão da política local. “Esse destaque nacional tende a favorecer ações relacionadas à segurança alimentar e nutricional por demonstrar o compromisso e o bom funcionamento das instâncias do Sisan em Joinville”, completa.
As iniciativas contempladas pelo Prêmio Brasil Sem Fome serão convidadas a participar de uma publicação digital (e-book), coordenada pela Secretaria Extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome do Governo Federal e possíveis parceiros.
A categoria “Bom funcionamento das instâncias do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan)” do Prêmio Brasil Sem Fome, teve como vencedor o município catarinense de Itajaí. Já o terceiro e o quarto lugar foram para Belo Horizonte (MG) e Picuí (PB), respectivamente.