Evento marca abertura da Semana Mundial de Aleitamento Materno em Joinville

Publicada em 02/08/2022 às 08:50
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

Mães, bebês, profissionais da Saúde e a vice-prefeita Rejane Gambin reuniram-se na Unidade Básica de Saúde da Família Bakhita para a abertura da Semana Mundial de Aleitamento Materno. Além de apresentação musical, o evento, na tarde desta segunda-feira (1º/8), teve diversas atividades voltadas para as mães e as crianças, como auriculoterapia nas puérperas, shantala e pintura de barriga com o ultrassom gestacional.

“Essa é uma grande ação de estímulo para que as mães amamentem seus filhos pensando na importância para a saúde das crianças desde os primeiros meses de vida”, ressalta o secretário da Saúde, Andrei Kolaceke.

Angela Cristina da Rocha mora no bairro Bom Retiro e é mãe da pequena Brenda da Rocha, de apenas dois meses e meio. Para Angela, a importância da amamentação se dá pela saúde do bebê. “É rápido, prático e saudável”, diz ao contar que os outros filhos também foram amamentados.

Médica de Estratégia de Saúde da Família, Maria Eduarda Lopes trabalha na UBSF Bakhita e também pode compartilhar com as outras mães a experiência da amamentação. O filho dela, Mateus Lopes Zeredo tem sete meses e vai para a creche enquanto a mãe trabalha.

“A noite eu faço questão de amamentar sempre que ele pede, até para manter o vínculo. É uma alegria ver ele crescendo saudável e nunca ter tido uma infecção grave”, comenta Maria Eduarda fazendo referência ao fato do aleitamento materno auxiliar na imunidade da criança.

“Amamentar nem sempre é um processo simples e requer dedicação, mas também é um momento de puro amor entre a mãe e o bebê. Sempre que posso, incentivo a amamentação”, fala a vice-prefeita Rejane Gambin.

A Semana Mundial de Aleitamento Materno é comemorada em 120 países e ocorre sempre entre 1º e 7 de agosto, desde 1992.

“A Campanha vem justamente para incentivar o aleitamento materno, que é considerado um alimento padrão ouro para as crianças. Nós temos um grupo de tutores da Estratégia Amamenta e Alimenta da Secretaria da Saúde. São profissionais formados pelo Ministério da Saúde que desenvolvem e praticam ações durante o ano todo, voltadas para o aleitamento materno. São a referência para os casos em que as mães necessitam de cuidado e apoio diferenciado”, explica a médica pediatra Fátima Mucha.

Dados do Ministério da Saúde apontam que 13% das mortes de crianças menores de cinco anos, poderiam ser prevenidas com o aleitamento materno.

O leite materno contém cerca de 250 nutrientes que fortalecem os sistemas imunológico e microbiológico dos bebês, garantindo menos riscos de infecções, alergias e diarreias. A amamentação é recomendada como fonte exclusiva de nutrição até os seis meses.

Cartazes em exposição na Secretaria da Saúde

Treze unidades de saúde produziram cartazes para incentivar e promover a amamentação. Os cartazes ficarão expostos na Secretaria da Saúde até o dia 8 de agosto e a comunidade pode ajudar a escolher o melhor cartaz. A votação é feita presencialmente e serão avaliados critérios como coerência com o tema; criatividade e arte de elaboração. O resultado será divulgado no dia 17 deste mês.