Eleição para Conselho Tutelar de Joinville registra número recorde de eleitores

Publicada em 02/10/2023 às 08:47
Relacionado a: Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, Secretaria de Assistência Social - SAS

Neste domingo (1º), mais de 18 mil eleitores compareceram ao Expocentro Edmundo Doubrawa para escolher os 25 conselheiros tutelares que atuarão nos cinco Conselhos Tutelares de Joinville no mandato 2024-2028.

A apuração, com a relação dos candidatos e o número de votos obtidos por cada um já está disponível no site do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (qrtot-com.web.app/votacao/conselho).

A lista com os 25 candidatos mais votados será oficializada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) na segunda-feira (2/10), no site da Prefeitura de Joinville.

Essa é a eleição para Conselheiros Tutelares com maior participação popular da história de Joinville. O melhor resultado, até então, havia sido registrado no pleito do mandato atual, que teve cerca de 13,5 mil votos computados.

PARTICIPAÇÃO POPULAR

A movimentação do público foi intensa durante todo o dia e, com isso, o horário de votação, prevista para encerrar às 17h, acabou se estendendo. A apuração dos votos computados pelas 51 urnas eletrônicas, foi finalizada às 18h21. Dos 18.646 votos apurados, 18.564 foram nominais, 19 brancos e 63 nulos.

De acordo com a secretária de Assistência Social de Joinville, Fabiana Cardozo, a eleição superou as expectativas em relação à participação popular.

“Parabéns para a comunidade de Joinville que exerceu o seu direito à cidadania, que tirou um momento do seu dia para participar dessa eleição tão importante”, destaca Fabiana.

Para a secretária, uma das atribuições dos conselheiros tutelares que tomam posse no dia 10 de janeiro de 2024, será conhecer a estrutura e os serviços da rede sócio assistencial de Joinville.

“Esses conselheiros terão uma importante missão, precisarão conhecer tudo o que se refere ao encaminhamento de políticas públicas, de defesa de garantia de direitos. É preciso estudar bastante, conhecer a rede, para que consigam dar todo o suporte para as nossas crianças e adolescentes”, afirma.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Daiana Delamara Agostinho, reiterou o agradecimento aos eleitores que participaram da eleição facultativa, assim como a importância de os conselheiros conhecerem a rede de atendimento do município.

“Os eleitores de Joinville estão de parabéns porque vieram exercer o seu direito e, também, atender aos direitos da criança e do adolescente por meio do seu voto. Aos Conselheiros eleitos, deixo a minha mensagem para que cumpram a missão de forma imparcial, capacitada, que busquem sempre o conhecimento e conheçam a rede de serviços que a maior cidade de Santa Catarina dispõe”.

DIREITO E CIDADANIA

A dona de casa Maiara Souza, participou pela segunda vez das eleições para Conselheiro Tutelar. Mesmo ciente da importância de votar, a principal motivação para essa eleição foi diferente.

“Na época que eu votei, tinha uma pessoa muito especial que estava concorrendo à eleição. Mas dessa vez, estou aqui pelos meus filhos. O cuidado que os conselheiros têm é de grande importância para mim”, afirma Maiara.

A professora aposentada Neusa Tavares exerceu o seu direito de participar da eleição pela primeira vez: “Já trabalhei na educação. Tivemos contato com várias dificuldades com adolescentes e crianças, e conheço a importância do Conselheiro Tutelar nessa tarefa de proteção. É uma tarefa muito importante e necessária”, diz Neusa.

APURAÇÃO DOS VOTOS

A relação com os candidatos mais votados e a quantidade de votos de cada um deles foi divulgada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina. A lista oficial será publicada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) na segunda-feira (2/10), no site da Prefeitura de Joinville.

– Conselho Tutelar 1: Rafael Goedert (554), Soraya Francine (540), Alcides Porcincula Junior (507), Lindomar (416) e Dyorgia Bogo Pereira (338)

– Conselho Tutelar 2: Lucimar Silva dos Santos (867), Graciele Aparecida Vaes (526), Cristiana Fernandes (378), Arlete das Neves Haas Furtado (305) e Douglas F. F. da Costa (277)

– Conselho Tutelar 3: Priscila Luz (632), Cristovão Pety (433), Vinicius Corrêa (394), Cida Girardi (265) e Wanderson (237)

– Conselho Tutelar 4: Roseli Carvalho (621), Claudine Alves (604), Junior Sacchett (564), Luciano Fronza (521) e Ana Dias (269)

– Conselho Tutelar 5: Gisele Reichert da Silva (619), Goreti Moreira (608), Mirian de Deus (431), Katiane Peres Gonçalves (404) e Willians Odia (389)

ÁREAS DE ABRANGÊNCIA

A instituição de cinco Conselhos Tutelares e de 25 Conselheiros no município de Joinville, foi sancionada pela Lei Municipal 9.392/2023.

– Conselho Tutelar 1: Paranaguamirim, Ulysses Guimarães, Jarivatuba, Adhemar Garcia, Parque Guarani, João Costa

– Conselho Tutelar 2: Centro, Anita Garibaldi, Bucarein, Guanabara, Fátima, Atiradores, Itaum, América, Saguaçu, Glória, Boa Vista, Iririú, São Marcos.

– Conselho Tutelar 3: Itinga, Boehmerwald, Profipo, Santa Catarina, Petrópolis, Nova Brasília, Morro do Meio, Floresta.

– Conselho Tutelar 4: Vila Nova, Costa e Silva, Santo Antônio, Zona Industrial Norte, Jardim Sofia, Pirabeiraba, Dona Francisca, Rio Bonito, Bom Retiro.

– Conselho Tutelar 5: Aventureiro, Comasa, Espinheiros, Jardim Iririú, Jardim Paraíso, Vila Cubatão.