O domingo (18/5) foi de treinamento para cerca de 40 pessoas envolvidas no Simulado Geral de Gestão de Desastres em Santa Catarina, iniciativa proposta pela Secretaria da Proteção e Defesa Civil do Estado de Santa Catarina.
Como parte da atividade, internamente foram simuladas situações de risco como se realmente Joinville estivesse sendo atingida por uma forte chuva.
No fim da tarde de sábado (17/5), a Defesa Civil elevou o Plano de Contingência para o nível Amarelo, indicando risco de serem registradas novas ocorrências que poderiam impactar a cidade. Esse comunicado foi feito para as secretarias municipais, instituições públicas e grupos de voluntários que atuam em situações de desastre.
No domingo (18/5), por volta das 7h20 da manhã, a Defesa Civil de Joinville elevou o Plancon para o nível Laranja e a partir disso foi acionado o Gabinete de Crise. Para a atividade simulada, foi considerado, naquele momento, o acumulado de 120 mm de chuva, nas últimas 12h, e o registro de ocorrências que afetavam a normalidade da cidade, como famílias que precisavam deixar suas casas em decorrência do alagamento.
“Com todo esse cenário montado, nossas equipes foram a campo na região onde o simulado indicava estar alagado. Ao chegar lá, foi constatado que necessitava de abertura de um abrigo emergencial. Por isso, acionamos a Secretaria de Assistência Social (SAS) que já está habituada a realizar esse trabalho, quando há necessidade”, explica Maiko Richter, gerente da Defesa Civil de Joinville.
O trabalho, a partir de então foi envolvendo todos os participantes, para que cada um pudesse realizar as suas atividades, previamente determinadas no Plancon.
O Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville destinou ao local para “resgate” da população, dois caminhões, sendo um deles para o transporte de pessoas, uma ambulância e o grupamento de transporte aquático. No local estavam também servidores da Defesa Civil, agentes de trânsito e da Guarda Municipal.
Ao todo, 17 moradores do bairro Morro do Meio foram encaminhados para o abrigo montado na Escola Municipal Ruben Roberto Schmidlin. A equipe técnica da SAS simulou o cadastro das famílias, indicando as necessidades de cada uma.
O Clube de Jipeiros e o Grupo de Resgate em Montanhas auxiliou nos trabalhos e fez a distribuição de cartilhas orientativas sobre como agir em situações como risco de intempéries climáticas.
Internamente, no Gabinete de Crise, outras demandas iam sendo registradas e encaminhadas para cada secretaria responsável, por exemplo, vistoria em pontes, remoção de árvore caída sobre a via, orientação aos pais sobre o andamento das aulas e produção de conteúdos para divulgação na imprensa, site e redes sociais da Prefeitura.
“O simulado foi uma experiência positiva para todos os envolvidos. Em Joinville nós temos o Plancon que é um documento base indicando o que devemos fazer em cada um dos estágios, como agir nas mais diversas situações. Mas participar de um grande simulado como esse faz com que possamos reavaliar essa logística e estar cada vez mais preparado para o atendimento, caso a população necessite.
Durante a tarde, a equipe da Defesa Civil fez o preenchimento dos formulários e encaminhou relatórios para a Defesa Civil estadual, simulando que havia a necessidade de decreto de situação de emergência.
Nos próximos dias devem ser realizados encontros com a Defesa Civil para avaliação do simulado.