Defesa Civil de Joinville permanece em prontidão para risco de deslizamento e alagamento

Publicada em 09/10/2023 às 09:00
Relacionado a: Unidade de Proteção Civil - SEPROT.UPC, Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública - SEPROT, Secretaria de Assistência Social - SAS

A Defesa Civil de Joinville monitora 24 horas por dia a situação no município em decorrência da forte chuva. Durante esse domingo (8), o prefeito Adriano Silva, a vice-prefeita Rejane Gambin e secretários municipais estão em alerta permanente e realizando reuniões para tomar decisões e orientar a população. Até às 18h deste domingo não havia sido registrado alagamento na cidade.

Como o Plano de Contingência está em Alerta Laranja, além da Defesa Civil e demais unidades da Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública, outros órgãos que podem auxiliar caso haja necessidade de apoio à população estão de prontidão.

É o caso da Secretaria de Assistência Social (SAS) que está desde o início da tarde de domingo na região do Morro do Meio. Esse bairro, além do Vila Nova, Nova Brasília e localidade do Jativoca podem sofrer com pontos de alagamento nas próximas horas, caso o rio Águas Vermelhas transborde. Não está descartada a possibilidade de alagamento também na região do Jardim Sofia.

Até o momento, não foi necessário abrir a estrutura de abrigo, porém servidores da SAS e da Secretaria de Educação permanecem de prontidão no local. “Esperamos que não precise, mas estamos preparados para prestar assistência, caso alguém tenha que deixar a sua casa e vir para um abrigo público.”, reforça a secretária de Assistência Social, Fabiana Cardozo.

Durante a manhã, o prefeito Adriano Silva sobrevoou Joinville com o apoio da 2ª Companhia de Aviação da Polícia Militar e foi constatado que os rios permaneciam dentro da calha.

“O maior risco nesse momento é para deslizamentos e por isso nós alertamos principalmente quem mora perto de morros e encostas para que fiquem atentos e a qualquer sinal acione a Defesa Civil no telefone 199 ou os Bombeiros Voluntários no 193. O mais importante é preservar a vida”, reforça o prefeito.

Entre sábado e o domingo, a Defesa Civil de Joinville foi acionada para atender oito ocorrências, todas sem gravidade. Elas estavam relacionadas a risco de deslizamento.

“Mantemos o monitoramento e a preocupação é justamente a partir do início da noite, quando há possibilidade de a chuva intensificar, como indica a previsão meteorológica. Essa condição, aliada ao fato de que o solo está extremamente encharcado aponta para o risco alto de deslizamento e alagamento principalmente na região Oeste”, informa o gerente da Defesa Civil de Joinville, Maiko Richter.

Orientações

Com a chuva volumosa, além do risco de alagamento, podem ocorrer deslizamentos de terra. Essa condição exige atenção, principalmente de pessoas que moram próximas de rios e morros.

A orientação para a população é, em caso de alagamento, evitar circular em áreas atingidas. Além disso, ter cuidado com crianças próximas de pontes e ribeirões devido à correnteza que tende a aumentar.

Já os sinais que indicam risco de deslizamento são movimentações de terra, como inclinação de postes e árvores, rachaduras em paredes e no caso específico de morros, água com barro escorrendo.

A Defesa Civil de Joinville pode ser acionada pelo telefone 199 e os Bombeiros Voluntários pelo 193.