Dança folclórica alemã é escolhida como música tema do JUBs 2023

Publicada em 18/10/2023 às 17:08
Relacionado a: Secretaria de Esportes - SESPORTE

Depois de fazer sucesso na Cerimônia de Abertura dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), os alunos da Escola Municipal Valesca May Engelmann, da área rural do bairro Vila Nova, voltaram a encantar atletas, dirigentes, comissão técnica e público em geral que participam da maior competição universitária da América Latina.

As crianças do 1º ao 5 º do Ensino Fundamental realizaram uma apresentação de dança alemã no Boulevard dos Atletas, usando trajes típicos alemães. Eles mostraram a coreografia ensaiada ao som da música “Fliegerlied”, conhecida como música do avião. Com o sucesso da apresentação, a coreografia se tornou a “música tema desta edição” e é possível ver, na Expoville, os atletas reproduzindo o que aprenderam com os estudantes da Rede Municipal de Ensino.

Ensinar a dança e a cultura alemã é uma tradição na escola. “Na nossa região, na Estrada dos Morros, predominam as pessoas de etnia alemã. É cultural, um povo que gosta de cultivar as tradições”, comenta a diretora da escola, Luciane da Silva.

O garoto Jorge Tübel, de 11 anos, faz parte do grupo de dança desde que entrou na escola, há 4 anos. A família de piscicultores é descendente de alemães e fala o idioma. As irmãs dele estudaram na mesma escola e integraram o grupo de dança. “É muito legal estar no grupo e se apresentar”, conta o aluno.

Cultura alemã embalou as apresentações da tarde

Logo após apresentar a coreografia da música tema desta edição do JUBs, os estudantes apresentaram a coreografia da dança alemã com a música “Herr Schimidt”. A plateia ficou encantada, batia palmas no ritmo da dança, filmava, tirava fotos. O público, formado a maioria por atletas, dançou junto com os alunos da Escola Municipal de Joinville.

O técnico de karatê, Alyson Silva, de Pernambuco, filmou a apresentação inteira. “É muito interessante, uma cultura muito diferente da nossa. Não é comum ver esse tipo de dança no nosso estado, eu mesmo nunca tinha visto ao vivo”, conta Alyson.

Outro atleta que não tirava os olhos das apresentações dos pequenos era Pedro Lima, que veio do Ceará. “No Nordeste, a gente vê a cultura mais voltada para o forró. Aqui é outra cultura, outra dança, acaba impactando a gente”, diz.

Os estudantes da Escola Municipal Valesca May Engelmann já se apresentaram em eventos como a Festa do Colono, Festa do Pastel e a própria Cerimônia de Abertura dos JUBs. Os pais também acompanham as apresentações com muito orgulho. Eliane estava na Expoville para ver a filha Júlia, de 6 anos, se apresentar.

“É muito importante a valorização da cultura alemã. Acho importante preservar essa tradição, trazer a dança para a escola. As crianças adoram, é uma festa se apresentar. Meus pais falam só alemão. A gente quer colocar a Júlia na aula do idioma. Até os 7 anos de idade, eu não falava outra língua”, conta a mãe de Júlia, a dona de casa, Eliane Leitzke Roos.

Ainda dentro da programação, os alunos passearam pela estrutura montada na Expoville para os jogos, fizeram alongamento com recreadores do evento e visitaram os locais das provas, os tatames e as quadras.

Os JUBs Joinville seguem até o dia 21 de outubro, com entrada gratuita para acompanhar os jogos. A programação está disponível no site cbdu.org.br. Os jogos são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Ministério do Esporte, Prefeitura de Joinville e Federação Catarinense de Desporto Universitário (FCDU).