Coronavírus: Transporte coletivo retoma as atividades em Joinville

Publicada em 02/06/2020 às 15:33
Relacionado a: Unidade de Comunicação - SECOM.UCO, Secretaria de Comunicação - SECOM

A Prefeitura de Joinville informa o retorno do serviço de transporte público no Município a partir da próxima segunda-feira (08/06). A decisão segue decisão do Governo do Estado, que autorizou o retorno desta atividade.

No final da tarde desta terça-feira (02/06), a Prefeitura de Joinville divulga no Diário Oficial a portaria que estabelece os parâmetros de segurança para a retomada do transporte de passageiros.

Com o objetivo de minimizar os riscos de contágio pela COVID-19, as empresas de transporte devem seguir uma série de exigências como:

• Obrigatório o uso de máscara de proteção para ingresso e permanência nos veículos.
  • A venda de passagens embarcadas suspensa. Somente será aceita a passagem antecipada.
  • Os veículos deverão ser limpos e desinfetados em três momentos do dia, com atenção especial para locais como balaústres, pega-mãos e barras de apoio.
  • Os veículos que não possuírem janelas travadas deverão circular com as janelas abertas.
  • A portaria limita a lotação de cada veículo ao equivalente a 60% de sua capacidade nominal e impede o ingresso de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.

O documento prevê também medidas preventivas para os terminais urbanos de Joinville, como desinfecção diária de todas superfícies, intensificação da frequência de higienização dos banheiros e dos guichês de atendimento e disponibilização de água e sabão e álcool gel para higienização dos usuários e funcionários.

A fiscalização será coordenada pela Secretaria da Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, com apoio da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) e Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

As empresas concessionárias do transporte público serão orientadas pelo Município sobre as diretrizes sanitárias definidas na portaria.

As denúncias de descumprimento devem ser informadas no serviço Web-Saúde, que deve ser acionado via WhatsApp, pelo contato 3481-5165.

Todas as informações da Prefeitura de Joinville sobre Coronavírus estão disponíveis na página Coronavírus em Joinville.

Para orientações, dúvidas, reclamações, sugestões ou elogios, faça contato com a nossa Ouvidoria.

Para Pedido de Informação segundo a Lei nº 12.527/2011, utilize este serviço.