Coronavírus: Serviços Web e Ligue-Saúde passam a ser utilizados para agendamentos em Joinville

Publicada em 15/06/2020 às 09:05
Relacionado a: Unidade de Comunicação - SECOM.UCO, Secretaria de Comunicação - SECOM

Os serviços Web-Saúde e Ligue-Saúde serão mais do que canais de verificação sobre o novo coronavírus. A partir de segunda-feira (15/06), esses canais serão utilizados para agendamento de consultas, facilitando o atendimento ao cidadão.

Para isso, a Secretaria da Saúde de Joinville contratou e treinou um grupo de 12 pessoas exclusivamente para operar o sistema. São 6 equipes formadas por um médico e um enfermeiro, que irão atender de segunda a sexta-feira, das 7 às 20 horas.

Sempre que uma pessoa fizer contato, o médico ou enfermeiro vai responder. Os profissionais farão a triagem e, dependendo da situação, a pessoa pode encerrar a ligação com o agendamento da consulta, exame ou retorno, conforme a avaliação do quadro clínico.

Com esta tecnologia, a Secretaria da Saúde quer uma abordagem mais ativa para melhorar formas de prevenção e cuidados com a saúde.

De acordo com as informações do paciente, as equipes irão verificar se tem feito exames preventivos, se os filhos estão com as vacinas em dia, por exemplo.

O serviço também vai orientar o cidadão a encontrar a porta certa para o atendimento – seja numa Unidade Básica de Saúde ou Pronto Atendimento (PA).

O monitoramento prévio do paciente, com ênfase em prevenção, e até orientações educativas sobre estilo de vida, contribui para que a secretaria reforce seu papel de ajudar as pessoas a ficarem saudáveis, e não apenas tratar quando já estiverem doentes.

Acesso ao Web-Saúde e Ligue-Saúde

O canal Web-Saúde e Ligue-Saúde funciona pelo número 47 3481-5165. Para uso via WhatsApp, enviar uma mensagem e digitar o número, conforme as seguintes opções:

0- Acesso à Saúde em Geral – voltado para o agendamento e informações gerais
1- Mosquitos e Zoonoses – Vigilância Ambiental
2- Orientações Psicológicas
3- Pesquisa Coronavírus
4-Vistorias e Alvarás – Vigilância Sanitária

Todas as informações da Prefeitura de Joinville sobre Coronavírus estão disponíveis na página Coronavírus em Joinville.