Coronavírus: Secretaria da Saúde de Joinville terá barreiras sanitárias nos terminais urbanos

Publicada em 05/06/2020 às 15:30
Relacionado a: Unidade de Comunicação - SECOM.UCO, Secretaria de Comunicação - SECOM

A partir desta segunda-feira (8/5), a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria da Saúde, vai realizar barreiras sanitárias nos dez terminais urbanos de ônibus do município, com o objetivo de monitorar e prevenir a propagação do novo coronavírus.

A iniciativa faz parte das ações de retomada do transporte público em Joinville, conforme autorizado pelo governo do Estado.

As barreiras sanitárias acontecerão durante os meses de junho e julho, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Nesse período, todos os usuários que entrarem nos terminais de ônibus serão monitorados pelas equipes da Saúde.

Os profissionais irão medir a temperatura corporal, distribuir máscaras caseiras e, também, realizar testes rápidos para diagnóstico da Covid-19. Os testes serão aplicados em usuários escolhidos de forma aleatória, a cada 30 minutos, aproximadamente.

Os passageiros que eventualmente apresentarem sintomas gripais ou febre, poderão ingressar no terminal, mas serão cadastrados e orientados a buscar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Já em eventuais resultados positivos nos testes rápidos, o usuário será encaminhado para os devidos exames médicos e para o isolamento social. Também haverá monitoramento extensivo aos seus familiares e pessoas do seu convívio.

De acordo com a diretoria de Gestão Hospitalar do Hospital São José, as barreiras sanitárias serão um indicativo para a evolução da Covid-19 no município e para o monitoramento do número de casos da doença.

Embora o procedimento das barreiras sanitárias seja ágil, a orientação aos passageiros é que cheguem com certa antecedência aos terminais de ônibus, para evitar a formação de filas e eventuais transtornos.

Os terminais urbanos onde a Secretaria da Saúde vai realizar as barreiras Sanitárias são: Terminal Central, Norte, Sul, Guanabara, Iririú, Itaum, Nova Brasília, Pirabeiraba, Tupy e Vila Nova.

Todas as informações da Prefeitura de Joinville sobre Coronavírus estão disponíveis na página Coronavírus em Joinville.

Registrar manifestação para reclamação, sugestão ou elogio sobre estas informações. Para informações adicionais, registrar pedido de informação.

Compartilhe