Coronavírus: Secretaria da Saúde de Joinville terá barreiras sanitárias nos terminais urbanos

Publicada em 05/06/2020 às 15:30
Relacionado a: Unidade de Comunicação - SECOM.UCO, Secretaria de Comunicação - SECOM

A partir desta segunda-feira (8/5), a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria da Saúde, vai realizar barreiras sanitárias nos dez terminais urbanos de ônibus do município, com o objetivo de monitorar e prevenir a propagação do novo coronavírus.

A iniciativa faz parte das ações de retomada do transporte público em Joinville, conforme autorizado pelo governo do Estado.

As barreiras sanitárias acontecerão durante os meses de junho e julho, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Nesse período, todos os usuários que entrarem nos terminais de ônibus serão monitorados pelas equipes da Saúde.

Os profissionais irão medir a temperatura corporal, distribuir máscaras caseiras e, também, realizar testes rápidos para diagnóstico da Covid-19. Os testes serão aplicados em usuários escolhidos de forma aleatória, a cada 30 minutos, aproximadamente.

Os passageiros que eventualmente apresentarem sintomas gripais ou febre, poderão ingressar no terminal, mas serão cadastrados e orientados a buscar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Já em eventuais resultados positivos nos testes rápidos, o usuário será encaminhado para os devidos exames médicos e para o isolamento social. Também haverá monitoramento extensivo aos seus familiares e pessoas do seu convívio.

De acordo com a diretoria de Gestão Hospitalar do Hospital São José, as barreiras sanitárias serão um indicativo para a evolução da Covid-19 no município e para o monitoramento do número de casos da doença.

Embora o procedimento das barreiras sanitárias seja ágil, a orientação aos passageiros é que cheguem com certa antecedência aos terminais de ônibus, para evitar a formação de filas e eventuais transtornos.

Os terminais urbanos onde a Secretaria da Saúde vai realizar as barreiras Sanitárias são: Terminal Central, Norte, Sul, Guanabara, Iririú, Itaum, Nova Brasília, Pirabeiraba, Tupy e Vila Nova.

Todas as informações da Prefeitura de Joinville sobre Coronavírus estão disponíveis na página Coronavírus em Joinville.