Coronavírus: Secretaria da Saúde de Joinville inicia distribuição gratuita de máscaras caseiras

Publicada em 30/04/2020 às 08:28
Relacionado a: Unidade de Comunicação - SECOM.UCO, Secretaria de Comunicação - SECOM

Esta notícia pode conter informações desatualizadas. Para informações consolidadas, consulte o serviço Obter máscara caseira gratuita contra coronavírus.

A partir de segunda-feira (4/5), a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria da Saúde, inicia a distribuição gratuita de 500 mil máscaras caseiras, para pessoas residentes em Joinville.

O objetivo é auxiliar a população a cumprir a exigência do Decreto Municipal no 37.892, que obriga o uso de máscaras em ambientes fechados, como medida de prevenção à propagação da Covid-19.

As máscaras caseiras serão distribuídas em 24 supermercados de diversas regiões da cidade, e na sede da Secretaria da Saúde, no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC). A quantidade será limitada a duas (02) unidades por CPF, até o final dos estoques.

O investimento total da aquisição das máscaras foi de R$1.209.000,00, com recursos do município de Joinville.

Pontos de distribuição

As máscaras caseiras doadas pela Saúde estarão disponíveis a partir de segunda-feira (4/5), das 8h às 18h, em 22 locais.

Para retirada, é obrigatória a apresentação do CPF e, se possível, do cartão do SUS. Os documentos devem ser originais ou fotocópias autenticadas. Os mesmos documentos serão obrigatórios para a retirada de máscaras para terceiros.

Serão fornecidas até 02 (duas) máscaras por CPF e não será permitida a distribuição para menores de dois anos de idade.

Confira, a seguir, a relação dos pontos de distribuição das máscaras doadas pela Secretaria de Saúde de Joinville:

América:

Vila Nova:
Hipermais – Rua XV de Novembro, 8507
Mercado Brasília – Matriz – Rua XV de Novembro, 6904

Higienização e uso correto das máscaras

Considerada uma das principais barreiras físicas de contaminação e transmissão da Covid-19, as máscaras caseiras distribuídas pela Secretaria da Saúde de Joinville atendem às recomendações do Ministério da Saúde. São laváveis, confeccionadas em algodão e com camada dupla de tecido.

Mas para que a sua eficácia seja garantida, são necessários alguns cuidados na utilização e na higienização desse equipamento de proteção individual (EPI). Entre eles, estão:

MODO DE USAR

– A máscara é de uso individual, não devendo ser compartilhada entre familiares, amigos e outros.

– Coloque a máscara antes de sair de casa, com a mão previamente higienizada de modo a cobrir a boca e o nariz.

– Amarre com segurança para minimizar os espaços entre o rosto e a máscara.

– Após a colocação da máscara, evitar o contato com a face como um todo.

Enquanto estiver utilizando a máscara, evite tocar o rosto, não fique ajustando a máscara na rua.

– Caso precise ajustá-la durante o uso, faça-o pelas laterais e tiras, com a mão higienizada.

– Ao chegar em casa, higienize as mãos antes de retirar a máscara.

– Retire-a pelas tiras de forma a evitar qualquer contato das mãos com a face a da parte externa da máscara com o rosto.

– Caso não seja possível proceder com a desinfecção imediata da máscara, coloca-la em um saco plástico ou de papel, bem fechado, e só abrir quando puder proceder com a desinfecção.

– Não deixar a máscara sobre mesas ou balcões pois isso facilita a contaminação do ambiente.

– A máscara de tecido deve ser utilizada por um período curto (inferior a 2 horas).

– Trocar a máscara sempre que apresentar sujidades ou umidade.

LIMPEZA

– A máscara deverá ser imersa em solução de hipoclorito de sódio 0,1% (50 ml de água sanitária a 2 a 2,5% para cada litro de água) por 15 minutos.

– Após o tempo de imersão, realizar o enxágue em água corrente, lavar com água e sabão; em seguida, coloque a máscara para secar.

– Após lavar a máscara, higienize as mãos com água e sabão.

– Após secagem da máscara, utilize o com ferro quente e acondicionar em saco plástico.

– A máscara deve estar totalmente seca para sua reutilização.

– Descartar a máscara sempre que apresentar sinais de deterioração ou funcionalidade comprometida.

Todas as informações da Prefeitura de Joinville sobre Coronavírus estão disponíveis na página Coronavírus em Joinville.

Para Pedido de Informação segundo a Lei nº 12.527/2011, utilize este serviço.