Coronavírus: Secretaria da Saúde de Joinville cria ambulatório para atendimento de pacientes pós Covid-19

Publicada em 20/11/2020 às 16:05
Relacionado a: Unidade de Comunicação - SECOM.UCO, Secretaria de Comunicação - SECOM

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria da Saúde, em parceria com instituições de ensino superior da cidade, vai implantar o Ambulatório Pós Covid-19, que vai atender às pessoas que apresentam alguma fragilidade física ou emocional causada pela doença.

Inicialmente, o serviço será direcionado aos pacientes que tiveram a doença, estiveram internados em UTI, tanto na rede pública como na privada, e apresentam sequelas como comprometimento respiratório ou motor. Na sequência, o atendimento será ampliado para todos aqueles que tiveram a doença e ficaram com algum tipo de sequela.

As unidades do Ambulatório Pós Covid-19 funcionarão em instituições de ensino que oferecem cursos de medicina, fonoaudiologia e fisioterapia. Entre as parceiras já alinhadas, estão a UNIVILLE – Universidade da Região de Joinville, Centro Universitário – Católica de Santa Catarina, Faculdade Anhanguera de Joinville e UniSociesc.

De acordo com a gerente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Joinville, Chana Beninca, o objetivo é atender a todas as pessoas que apresentam alguma fragilidade causada pela Covid-19 e que necessitam de acompanhamento mais específico, com auxílio das especialidades de neurologia, cardiologia e psiquiatria.

“Já temos uma lista com aproximadamente dois mil pacientes que estiveram internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) dos hospitais públicos e particulares de Joinville. Alguns já são acompanhados pela rede de saúde do município, mas queremos oferecer um olhar mais especializado, inclusive para pessoas atendidas na rede particular”, explica Chana.

A equipe da Secretaria da Saúde iniciou os contatos por telefone, com os pacientes que ficaram internados em UTIs. Por isso, a Secretaria da Saúde reforça a importância de os usuários manterem suas informações cadastrais atualizadas junto às Unidades Básicas de Saúde da sua região. Após avaliação e identificação das fragilidades apresentadas, será iniciado o agendamento junto às especialidades indicadas. 

Todas as informações da Prefeitura de Joinville sobre Coronavírus estão disponíveis na página Coronavírus em Joinville.

Para orientações, dúvidas, reclamações, sugestões ou elogios, faça contato com a nossa Ouvidoria.

Para Pedido de Informação segundo a Lei nº 12.527/2011, utilize este serviço.

Compartilhe

Skip to content