Coronavírus: Secretaria da Saúde de Joinville amplia público de testagem para Covid-19

Publicada em 28/05/2020 às 09:34
Relacionado a: Unidade de Comunicação - SECOM.UCO, Secretaria de Comunicação - SECOM

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Saúde, publicou nova Nota Técnica com atualizações sobre os critérios de definição de caso para notificação e realização de exames para diagnóstico de Covid-19.

O documento segue as orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde de Santa Catarina, e traz como destaque a ampliação do público para testagem do novo coronavírus.

De acordo com o Serviço de Vigilância Epidemiológica, o direcionamento do uso de insumos para testagem levou em consideração a população do município com maior risco para desenvolver a doença, bem como a priorização da força de trabalho dos serviços essenciais.

Com a nova orientação, a realização de testes passa a acontecer de forma mais abrangente, envolvendo familiares de profissionais da saúde, sintomáticos ou diagnosticados com a Covid-19; indivíduos residentes em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), onde haja casos suspeitos ou confirmados da doença; gestantes de alto risco sintomáticas; profissionais das forças de segurança e salvamento; e pessoas com quadro de síndrome gripal moderada, conforme avaliação médica.

Em Joinville, os testes são realizados no Centro de Triagem da Covid-19, nos Pronto Atendimentos (Pas), pacientes nos hospitais e na Unidade da Saúde do Servidor (exclusivo aos servidores municipais em licença médica).

Inquérito Epidemiológico

Além de seguir as orientações técnicas do Ministério da Saúde, a Prefeitura de Joinville vem adotando estratégicas diferenciadas para atuar com efetividade na prevenção e monitoramento da evolução da Covid-19, no município.

Entre as medidas, está o Inquérito Epidemiológico, que deve ser iniciado a partir do mês de junho. Nesta ação, uma amostra populacional do município, formada por aproximadamente 12 mil pessoas, deverá realizar o teste para a Covid-19. O estudo vai ajudar a medir a curva de contágio da população e auxiliar a Secretaria da Saúde na tomada de decisões sobre ações como isolamento social e gestão de leitos baseada no percentual de contágio.

O estudo terá a participação de domicílios escolhidos de forma aleatória e abrangerá todas as regiões da cidade. O contato inicial será realizado via telefone, por um profissional da Secretaria da Saúde.

O entrevistador vai coletar informações sobre os moradores do local e um membro da família será convidado para fazer o teste rápido. Os exames serão realizados no Centro de Triagem da Covid-19 ou em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência.

Todas as informações da Prefeitura de Joinville sobre Coronavírus estão disponíveis na página Coronavírus em Joinville.

Para orientações, dúvidas, reclamações, sugestões ou elogios, faça contato com a nossa Ouvidoria.

Para Pedido de Informação segundo a Lei nº 12.527/2011, utilize este serviço.

Compartilhe

Skip to content