Coronavírus: Saúde de Joinville continua com fiscalizações ao cumprimento de medidas preventivas

Publicada em 23/06/2020 às 14:21
Relacionado a: Unidade de Comunicação - SECOM.UCO, Secretaria de Comunicação - SECOM

A Prefeitura de Joinville, por meio da Vigilância Sanitária e de fiscais da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realiza um grande trabalho para fiscalizar o cumprimento das medidas que visam a prevenção da proliferação do Covid-19. A ação é realizada pela equipe “Patrulha Coronavírus”.

Nas visitas, os fiscais reforçaram as orientações sobre a aplicação das regras impostas pelas Portarias e Decretos Federais, Estaduais e Municipais.

Desde o dia 23 de abril, quando a ação foi iniciada, foram vistoriados, aproximadamente, 6 mi estabelecimentos dos mais diversos segmentos, por toda a cidade. O acompanhamento também vem sendo feito na operação das indústrias.

Além disso, são realizadas fiscalizações nos finais de semana, a fim de verificar o movimento nos shoppings, templos religiosos e igrejas, entre outros, além de atender denúncias.

De acordo com a gerente da Vigilância Sanitária, Edilaine Pacheco, a maioria os responsáveis pelos estabelecimentos acata as instruções. “Até momento, foram necessárias poucas notificações, menos de 1% das vistorias”, conta.

A retomada do transporte público tem sido acompanhada, diariamente, pelos fiscais de transporte da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) e pelos fiscais sanitaristas.

Segundo Edilaine, o trabalho será pautado pelas denúncias e inspeções noturnas. Também serão retomadas as visitas aos estabelecimentos que solicitaram as vistorias de alvará de licença inicial e habite-se, que tinham sido interrompidas para a ação exclusiva da Patrulha Coronavírus.

As pessoas podem fazer denúncias sobre descumprimentos das medidas exigidas, por meio do sistema Web-Saúde, no número (47) 3481-5165, via WhatsApp.

Todas as informações da Prefeitura de Joinville sobre Coronavírus estão disponíveis na página Coronavírus em Joinville.

Para Pedido de Informação segundo a Lei nº 12.527/2011, utilize este serviço.