Coronavírus: Restaurantes Populares de Joinville irão oferecer marmitas no almoço

Publicada em 14/04/2020 às 11:48
Relacionado a: Unidade de Comunicação - SECOM.UCO, Secretaria de Comunicação - SECOM

A partir desta quarta-feira (15/04/2020), os Restaurantes Populares de Joinville irão oferecer marmitas para o almoço. A medida, de caráter excepcional por causa da pandemia do novo coronavírus, é uma forma de continuar atendendo à população, seguindo os critérios estabelecidos pela Prefeitura de Joinville e Governo do Estado.

A refeição estará disponível nas duas unidades, no Restaurante Popular Herbert José de Souza, (RP 1), que fica na rua Urussanga, 442, bairro Bucarein, e no Restaurante Popular Zilda Arns, (RP 2), na avenida Alvino Hansen, 65, no Adhemar Garcia. Entre as 11 e as 14 horas, de segunda a sexta-feira, exceto em feriados e pontos facultativos, as marmitas serão oferecidas apenas no balcão para retirada, e vão seguir o escalonamento padrão de valores, com o adicional de R$1,00 pelo custo da embalagem.

Com a adição do custo da embalagem, os valores do escalonamento serão:

• Isentos – pessoas em situação de rua cadastradas no Centro Pop tem isenção do custo;
  • R$ 2,00 – usuário do CAD ÚNICO do PBF e com renda per capita de até meio salário mínimo. Idosos e BPC;
  • R$ 3,00 – usuários do CAD com renda per capita de até um salário mínimo;
  • R$ 6,00 – usuários que não se enquadram nos critérios acima, ou seja, os demais cidadãos do município independente de suas condições financeiras ou sociais.

O escalonamento segue as determinações da Resolução 025/2019 do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEAN). O cardápio segue as mesmas regras, com elaboração por nutricionistas, visando a segurança alimentar com um acesso facilitado e de baixo custo.

A Secretaria de Assistência Social orienta que apenas uma pessoa da família se desloque para a retirada da marmita e que use máscara para se proteger contra a infecção pelo vírus. Não serão aceitas encomendas por telefone.

As equipes de atendimento seguem todos os procedimentos indicados pelos órgãos de saúde. O atendimento acontece na área de entrada dos restaurantes e não é permitido o uso da estrutura interna. Haverá controle de entrada de pessoas e do distanciamento necessário entre as pessoas.

Os Restaurantes Populares são Equipamentos Públicos de Segurança Alimentar e Nutricional, importantes componentes da Politica Pública de Segurança Alimentar e Nutricional do Município, cumprindo o papel de garantir o Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável- (DHAA).

Todas as informações da Prefeitura de Joinville sobre Coronavírus estão disponíveis na página Coronavírus em Joinville.

Para Pedido de Informação segundo a Lei nº 12.527/2011, utilize este serviço.