Coronavírus: Prefeitura de Joinville reforça cuidados para uso do transporte coletivo

Publicada em 24/06/2020 às 15:32
Relacionado a: Unidade de Comunicação - SECOM.UCO, Secretaria de Comunicação - SECOM

Com atividade liberada neste mês, o transporte coletivo municipal está funcionando de acordo com a Portaria da Secretaria de Saúde de Joinville número 113/2020, que estabelece normas de higiene e segurança para utilização do serviço.

Entre as medidas estão a operação dos veículos com até 60% da sua capacidade; uso obrigatório de máscaras por passageiros e motoristas; compra de passagem antecipada; limpeza e desinfecção dos veículos três vezes ao dia; circulação dos ônibus com janelas abertas, sempre que possível; restrição do ingresso de pessoas com 60 anos ou mais.

De acordo com Vigilância Sanitária de Joinville, embora a movimentação de pessoas esteja abaixo da capacidade máxima estabelecida, a ocupação dos ônibus tem causado dúvidas aos usuários.

Conforme as normas de segurança, está permitida a permanência de passageiros sentados (inclusive lado a lado) e em pé, desde que seja respeitada a capacidade de lotação estipulada (60%).

Dessa forma, considerando um ônibus convencional que oferece capacidade para 86 passageiros, sendo 35 sentados e 51 em pé, o número total permitido pela Portaria em vigência é de 51 passageiros, sendo 35 sentados e 16 em pé.

A Prefeitura de Joinville solicitou às concessionárias que operam o transporte público do município, fixar nos ônibus informações sobre a capacidade original dos veículos e, também, as permitidas atualmente.

Além disso, os fiscais da Vigilância Sanitária e da Seinfra fazem vistorias constantes nos terminais de ônibus com maior movimentação de pessoas, verificando se as determinações estão sendo cumpridas, garantindo a segurança dos usuários.

Também nos dez terminais urbanos de Joinville, a Secretaria da Saúde realiza as barreiras sanitárias, onde acontece a aferição de temperatura de todos os usuários e a aplicação de testes rápidos para diagnóstico da Covid-19, em passageiros escolhidos de forma aleatória. Os terminais também passam por higienização. Há disponibilidade de álcool em gel também nos ônibus.

A Secretaria da Saúde ressalta que a segurança na utilização do serviço público também é responsabilidade da população, que deve entrar nos ônibus com as mãos higienizadas por álcool em gel, usar máscaras e evitar conversar com outras pessoas, durante a permanência nos veículos.

Todas as informações da Prefeitura de Joinville sobre Coronavírus estão disponíveis na página Coronavírus em Joinville.