Coronavírus: Prefeitura de Joinville publica Plano Municipal de Contingência da Educação

Publicada em 22/10/2020 às 14:53
Relacionado a: Unidade de Comunicação - SECOM.UCO, Secretaria de Comunicação - SECOM

A Secretaria de Saúde e a Secretaria de Educação de Joinville publicaram nesta quarta-feira (21/10/2020) portaria conjunta que instituiu o Plano Municipal de Contingência para Educação, out/2020. O documento é um referencial para prevenção, monitoramento e controle da disseminação da Covid-19 nos estabelecimentos dos diversos níveis de educação/ensino.

A elaboração deste documento cumpre a Portaria Conjunta nº 750/2020, a qual determina que cada município catarinense elabore o Plano de Contingência Municipal para a Educação. Esse material define as regras sanitárias que servirão de referência para as escolas da rede pública e privada direcionarem as ações de atendimento com base na prevenção à Covid-19.

A partir dele, creches, Centros de Educação Infantil e escolas de Ensino Fundamental e Ensino Médio da rede pública e privada deverão montar os planos de contingência das suas unidades. Após a elaboração, representantes devem encaminhar o Termo de Compromisso e Responsabilidade para o Conselho Municipal de Educação. Essa declaração é uma exigência legal e relata que os responsáveis se comprometem em cumprir as medidas definidas, com risco de serem penalizados em caso de não respeito às regras.

O Plano de Contingência da Educação é usado para atendimento presencial de retorno às aulas, quando for liberado esse atendimento a partir da confirmação da redução do risco para o índice Alto. O mesmo documento valida a realização de atividades individualizadas de reforço, que estão liberadas pelo Estado para áreas em que a matriz de risco está em situação Grave, como ainda é o caso de Joinville.

O Plano foi elaborado com representantes de entidades e instituições de ensino da rede pública e privada de Joinville, com a participação de técnicos da Secretaria de Educação, Secretaria da Saúde e Defesa Civil. O material será disseminado para os representantes das unidades educacionais para que montem os planos escolares.

A Secretaria de Educação de Joinville inicia nesta quinta-feira (22/10/2020) formação sobre o Plano de Contingência para orientar responsáveis pelas unidades de ensino da rede pública e privada.

Todas as informações da Prefeitura de Joinville sobre Coronavírus estão disponíveis na página Coronavírus em Joinville.

Registrar manifestação para reclamação, sugestão ou elogio sobre estas informações. Para informações adicionais, registrar pedido de informação.

Compartilhe

Skip to content