Coronavírus: Prefeitura de Joinville projeta retorno às aulas presenciais em 03/11/2020

Publicada em 22/10/2020 às 09:26
Relacionado a: Unidade de Comunicação - SECOM.UCO, Secretaria de Comunicação - SECOM

A Prefeitura de Joinville, diante da perspectiva de mudança da matriz de risco de transmissão do coronavírus de Grave para Alto, projeta o retorno das aulas presenciais nas escolas da rede pública e privada de ensino para 03/11/2020, caso esse cenário de redução da matriz de risco se consolidar.

A Secretaria de Educação definiu que a volta às atividades em sala de aula vai abranger o contingente de até 30% dos estudantes de cada sala, num sistema de rodízio de retorno semanal. Esse direcionamento também será usado como referência para a rede privada.

Com a nova medida, até 30% dos alunos do 9º, 5º, 2º período da Educação Infantil e Educação de Jovens e Adultos (EJA) retornam na primeira semana de liberação da volta presencial, a partir de 03/11/2020.

Na segunda semana, a contar do dia 9 de novembro, voltam até 30% dos alunos do 1º período da Educação Infantil, 1º, 2º, 3º, 4º, 5º , 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental.

A partir do dia 16 de novembro são liberadas até 30% das crianças do Berçário 1 e 2 e do Maternal 1 e 2.

As datas de retorno só serão cumpridas se essa a matriz de risco permitir, dentro da classificação de índice Alto.

Aulas terão duas horas de duração em cada turno. Professores que trabalham presencialmente vão complementar a carga horária também com o atendimento remoto.

Os pais não são obrigados a levar os filhos para a escola devido ao retorno presencial. A Secretaria e Educação está encaminhando às famílias um documento em que os responsáveis assinam um termo de compromisso o qual autorizam a oferta do sistema híbrido, com aulas presenciais e remotas, conforme as adequações do retorno.

Quem optar por não retornar presencialmente, deverá continuar realizando as atividades no modelo remoto. O protocolo com regras sanitárias foi elaborado pela Secretaria de Educação, juntamente com técnicos da Secretaria da Saúde.

Escolas e Centros de Educação Infantil da rede pública municipal já estão preparados para receber alunos, com marcações e orientações sanitárias disponíveis ao atendimento.

A Secretaria da Educação montou uma cartilha que será entregue aos pais para orientar os filhos sobre como será os procedimentos. Também foi feito um vídeo explicativo sobre as principais informações de prevenção ao coronavírus.

Todas as informações da Prefeitura de Joinville sobre Coronavírus estão disponíveis na página Coronavírus em Joinville.

Para Pedido de Informação segundo a Lei nº 12.527/2011, utilize este serviço.