Coronavírus: Prefeitura de Joinville prepara terminais para retorno do transporte coletivo

Publicada em 05/06/2020 às 15:28
Relacionado a: Unidade de Comunicação - SECOM.UCO, Secretaria de Comunicação - SECOM

O transporte coletivo urbano em Joinville voltará a operar na segunda-feira, 8 de junho. A retomada nos municípios foi autorizado pelo governo do Estado, sendo que cada cidade recebeu autonomia para decidir como serão os procedimentos. O serviço havia sido suspenso em 18 de março, por conta de decreto de situação de emergência, como medida de contenção da pandemia do novo coronavírus.

Em Joinville, diversas regras foram definidas com objetivo de evitar a ampliar contaminação. Haverá cartazes explicativos nos ônibus e terminais com as informações.

Será obrigatório o uso de máscara para motoristas, colaboradores e passageiros. Não haverá venda de passagem embarcada. Os passageiros deverão adquirir os cartões antecipados nos terminais, estações de cidadania e demais locais de venda. Pessoas com idade igual ou superior a 60 anos não poderão usar o transporte coletivo no momento.

Ficou limitada a 60% a ocupação máxima por ônibus. Haverá demarcação de filas nos terminais e os fiscais farão o controle da entrada. Ao atingir o limite de 60% de lotação, o luminoso do veículo irá informar e será acionado ônibus extra.

A solicitação é de que as pessoas compreendam a necessidade dos cuidados e restrições e colaborem. Inclusive, devem evitar conversar dentro dos ônibus, manusear o celular, tocar o rosto ou as máscaras antes de higienizar as mãos. Para higienização, haverá álcool em gel disponível nos ônibus e terminais. Também foram feitas sinalização orientativa para o distanciamento entre as pessoas.

Se o cidadão desrespeitar o que está sendo solicitado, a Polícia Militar será acionada. A Guarda Municipal também prestará apoio.

Os veículos e os ambientes de prestação de serviço serão desinfectados, diariamente, incluindo maçanetas, catracas, poltronas e corrimão. Os fiscais e de transporte da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) irão verificar o atendimento às normas, dentro dos terminais.

Caso ocorra descumprimento, acionarão a Vigilância Sanitária, que autuará os responsáveis com base no Decreto Municipal 37493/2020. A penalidade pode ir de advertência à suspensão novamente do serviço até o final da pandemia, com aplicação de multa.

A Secretaria da Saúde também vai realizar barreira sanitária nos 10 terminais de ônibus para medir a temperatura da população e aplicar testes, rápidos por amostragem.

Os horários e itinerários das linhas que irão operar podem ser consultados no site https://onibus.info. Denúncias sobre o descumprimento das regras podem ser feitas pelo canal Web-Saúde, no número (47) 3481.5165 (atendimento via WhatsApp).

Todas as informações da Prefeitura de Joinville sobre Coronavírus estão disponíveis na página Coronavírus em Joinville.

Para orientações, dúvidas, reclamações, sugestões ou elogios, faça contato com a nossa Ouvidoria.

Para Pedido de Informação segundo a Lei nº 12.527/2011, utilize este serviço.