Coronavírus: Prefeitura de Joinville inicia inquérito epidemiológico para medir evolução da Covid-19

Publicada em 10/06/2020 às 14:50
Relacionado a: Unidade de Comunicação - SECOM.UCO, Secretaria de Comunicação - SECOM

A partir da próxima segunda-feira (15/6), a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria da Saúde, inicia o inquérito epidemiológico JOIN.COVID. A ação é mais uma estratégia de prevenção e monitoramento da Covid-19, no município.

Ao longo de oito semanas consecutivas, a Secretaria da Saúde vai realizar diariamente 300 testes rápidos, em uma população escolhida de forma randômica (aleatória) para fins de pesquisa do percentual de contaminação pelo novo coronavírus. No total serão aplicados 12 mil testes.

O JOIN.COVID vai permitir avaliar a curva de contágio, se os casos da doença estão crescendo, em que velocidade e, posteriormente, acompanhar a queda da contaminação para possíveis afrouxamentos de medidas de isolamento e sanitárias, segundo a gerência de Gestão Estratégica da Secretaria da Saúde de Joinville.

O inquérito epidemiológico JOIN.COVID vai abranger todas as regiões do município. O contato inicial será realizado via telefone, pela equipe da Secretaria da Saúde, que vai coletar informações sobre os moradores da residência, situação de saúde e práticas de isolamento social. Um dos membros da família, de qualquer idade, será escolhido para fazer o teste rápido, que será realizado numa Unidade Básica de Saúde ou no Centro de Triagem da Covid-19.

Vale destacar que o inquérito epidemiológico JOIN.COVID é uma das iniciativas criadas pela Secretaria da Saúde de Joinville, para monitoramento da doença.

Além desse novo estudo, o município também participa da pesquisa “Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil: Estudo de Base Populacional (Epicovid-19)”, realizada pelo Ministério da Saúde, Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística – IBOPE.

A Epicovid-19 acontece em nível nacional e a amostragem é de apenas 250 testes por semana. Já a JOIN.COVID fará 1,5 mil testes semanais, o que, estatisticamente, se aproxima da taxa real de contágio.

Para que o inquérito epidemiológico alcance os resultados desejados, a Secretaria da Saúde conta com o apoio da população. Segundo a Secretaria da Saúde, é importante que a população colabore com os entrevistadores e, caso a pessoa seja escolhida, que realize o teste. A contribuição da população na pesquisa é imprescindível para seu sucesso.

Esclarecimentos de dúvidas e mais informações podem ser obtidas pelo Web-Saúde, serviço disponibilizado pela Secretaria da Saúde de Joinville, pelo whatsapp. As mensagens de áudio, texto ou vídeo podem ser envaidas pelo número 3481-5165, de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h.

Todas as informações da Prefeitura de Joinville sobre Coronavírus estão disponíveis na página Coronavírus em Joinville.

Para orientações, dúvidas, reclamações, sugestões ou elogios, faça contato com a nossa Ouvidoria.

Para Pedido de Informação segundo a Lei nº 12.527/2011, utilize este serviço.