Coronavírus: Prefeitura de Joinville faz parceria com empresas e instituições de ensino para realização de testes para Covid-19

Publicada em 27/08/2020 às 15:33
Relacionado a: Secretaria de Comunicação - SECOM, Unidade de Comunicação - SECOM.UCO

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria da Saúde, abriu edital de chamamento público e vai receber inscrições de empresas e instituições de ensino superior interessadas em prestar serviços de aplicação de testes rápidos para a Covid-19, que serão disponibilizados pelo município em caráter de doação.

Podem se inscrever no edital empresas que possuam em suas instalações estrutura de ambulatório, bem como instituições de ensino superior que ofereçam cursos de graduação em Medicina, Farmácia, Biomedicina ou Enfermagem. Em ambos os casos, também é necessária a presença de um responsável técnico.

Os interessados poderão se inscrever até o dia 4 de setembro de 2020 (sexta-feira), às 18h, conforme regras do EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO 007/2020/SMS , publicado no Diário Oficial nº 1527, de 26 de agosto de 2020.

Além de fornecer os testes rápidos, a Secretaria da Saúde também vai disponibilizar às empresas e instituições credenciadas um profissional que irá supervisionar os pontos de aplicação dos testes.

Testagem em massa

A disponibilização de testes rápidos para empresas e instituições de ensino é mais uma estratégia da Secretaria da Saúde de Joinville para acompanhar a propagação da Covid-19 e combater a epidemia, por meio da testagem em massa da população.

Com a iniciativa, as empresas credenciadas que receberem os exames irão testar seus funcionários, em seu próprio ambulatório. Já as instituições de ensino também atenderão à população em geral, auxiliando a SES no estudo epidemiológico do novo coronavírus.

Quem poderá fazer o teste

Embora os testes rápidos para detecção do novo coronavírus não sejam recomendados como única forma de controle e diagnóstico da doença, os resultados obtidos por meio do exame podem fornecer dados importantes para o entendimento e o rastreamento da infecção na população.

Nas instituições de ensino, a realização de testes rápidos disponibilizados pelo município atenderá, principalmente, as pessoas assintomáticas que desejam saber se já tiveram a doença.

As pessoas que fazem parte desse público deverão fazer o agendamento do seu teste nas instituições parcerias.

Para tanto, o primeiro passo é acessar o site da Prefeitura de Joinville, responder a um questionário. Em seguida, poderá optar em qual instituição de ensino desejar fazer o teste.

Já as pessoas com sintomas de quadro gripal, como mal-estar, coriza, tosse, espirro, dor de cabeça, perda de olfato e paladar, devem procurar o Centro de Triagem e o Centro de Tratamento Precoce para Covid-19, instalados na Sociedade Atlética Tupy, no bairro Boa Vista; ou uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS) designadas como sentinelas; ou, ainda, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

A parceria da Secretaria da Saúde de Joinville com empresas e instituições de ensino superior, deve ser mantida até o final da pandemia da Covid-19.

Todas as informações da Prefeitura de Joinville sobre Coronavírus estão disponíveis na página Coronavírus em Joinville.

Para Pedido de Informação segundo a Lei nº 12.527/2011, utilize este serviço.