Coronavírus: Prefeitura de Joinville emite decreto que revoga isolamento domiciliar aos idosos

Publicada em 04/09/2020 às 19:29
Relacionado a: Unidade de Comunicação - SECOM.UCO, Secretaria de Comunicação - SECOM

A Prefeitura de Joinville publicou nesta sexta-feira (04/09/2020) DECRETO Nº 39.289, de 04 de setembro de 2020 que revoga, a partir de 9 de setembro, artigos 1º a 3º do Decreto 38.520, que diz respeito ao isolamento domiciliar das pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Com isso idosos poderão circular sem medidas restritivas que estavam definidas naqueles artigos.

A decisão está baseada na redução, registrada nas últimas semanas, do número de internações decorrentes da Covid-19.

Os artigos revogados do Decreto 38.520 são os que determinavam isolamento domiciliar a toda pessoa com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, o que somente permitia deslocamento de pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos somente para desempenho de atividades estritamente necessárias, como: atividades laborativas; atendimentos de saúde; e aquisição de produtos alimentícios e de saúde. Com a revogação das restrições, não será mais classificado o descumprimento das medidas.

Apesar da revogação das medidas de isolamento domiciliar aos idosos, a orientação da Secretaria da Saúde é que esse público de risco mantenha rotinas de cuidados básicos de proteção à doença, como uso de máscaras, higienização e de distanciamento social.

Limitações prorrogadas

As medidas de limitação da presença de pessoas em ambientes de atendimento presencial foram ampliadas, porque o cenário de contágio da doença continua no município.

O novo decreto prorroga, pelo período de sete dias, a partir de 9 de setembro, medidas de limitação de pessoas em academias, serviços religiosos e demais serviços de atendimento presencial. A permanência permanece limitada a 30% da capacidade de público.

Além disso, também está prorrogado pelo mesmo período, a partir de 9 de setembro, a limitação máxima de 30% de pessoas à capacidade de público em shopping centers, supermercados e demais estabelecimentos de comércio varejista ou atacadistas.

Também foram prorrogadas por sete dias a suspensão das atividades de cinemas, teatros, casas noturnas e museus, a partir de 9 de setembro.

Todas as informações da Prefeitura de Joinville sobre Coronavírus estão disponíveis na página Coronavírus em Joinville.

Para orientações, dúvidas, reclamações, sugestões ou elogios, faça contato com a nossa Ouvidoria.

Para Pedido de Informação segundo a Lei nº 12.527/2011, utilize este serviço.