Com agendamento on-line, Joinville realiza vacinação organizada

Publicada em 31/03/2021 às 12:12
Relacionado a: Unidade de Comunicação - SECOM.UCO, Secretaria de Comunicação - SECOM

Após receber mais vacinas contra a Covid-19 na última semana, Joinville avançou na imunização dos grupos prioritários. Entre segunda-feira (22/03) e domingo (28/03) foram mais de 11 mil primeiras doses aplicadas. O município vacinou mais de 40 mil pessoas desde o início da campanha, 8 mil delas já receberam também a segunda dose.

Com o objetivo de evitar aglomerações e facilitar o acesso do público alvo à vacina, Joinville implementou ações que garantem organização, agilidade e segurança no processo.

Os serviços de cadastro e agendamento eletrônico são disponibilizados pela prefeitura no site joinville.sc.gov.br. Além da Central de Imunização, instalada no Centreventos Cau Hansen, nove Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) também estão realizando a imunização mediante agendamento.

“O sistema adotado pela Prefeitura de Joinville é um diferencial, pois evita aglomerações e garante a vacina para todas as pessoas que fizeram o agendamento. Se a demanda fosse espontânea, haveria o risco de ficar por horas na fila, sem a garantia que realmente seria imunizado”, afirma a responsável pela Central de Imunização, Nicoli dos Anjos.

Ao chegar ao local da vacinação, o usuário é orientado a higienizar as mãos com álcool em gel e tem os documentos conferidos. Após esta confirmação, ele é encaminhado para receber a vacina. Ao concluir o atendimento, o profissional já agenda a data da segunda dose a ser administrada.

Doses de otimismo

Jair Siewert, de 75 anos, precisou de apenas dez minutos para ser atendido e receber a primeira dose. Para o processo de cadastramento e agendamento, o aposentado teve ajuda de familiares.

“Foi bem rápido! Fizemos o cadastro e todos os dias acompanhávamos a disponibilidade de vagas, que também saiu rápido. Para tomar a vacina, foi tranquilo, uma maravilha”, conta a filha do aposentado, Josiane Siewert de Oliveira.

Sobre a sensação de ter recebido a dose, Jair Siewert declarou: “Estou aliviado, falta a outra dose, mas estou me sentindo mais protegido”.

A mesma sensação foi compartilhada por Maria Clautides Peixer, de 79 anos. O cadastro e agendamento foram realizados pelo filho, Gerson Luís Peixer que aprovou todo o processo, inclusive a recepção durante a vacinação: “O atendimento foi excelente, muito bem organizado e rápido. Estão todos de parabéns!”.

Orientações importantes

Atualmente, dois grupos podem fazer o cadastro no site da Prefeitura de Joinville: a população com 60 anos ou mais e os trabalhadores da saúde de qualquer idade. Vale destacar que o cadastramento não garante o recebimento da vacina, já que o agendamento acontece de acordo com a disponibilidade de doses.

Ainda assim, esta é uma ferramenta importante tanto para o cidadão, que terá mais agilidade para acessar os seus dados quando for agendar a imunização, quanto para a Secretaria da Saúde, que pode estimar com precisão a quantidade dos grupos populacionais.

No dia do atendimento, é imprescindível estar munido com os documentos exigidos, tais como documento de identificação pessoal com foto e carteira de vacinação. Quando necessário, também é necessário apresentar autorizações e laudos médicos para administração da vacina. Quem agenda e não consegue comprovar as informações solicitadas não pode ser imunizado.

Outra dica é que o usuário chegue à Central de Imunização com apenas 15 minutos de antecedência. Assim, evita a formação de filas. Caso a pessoa não compareça no dia e no horário confirmados, irá perder a vaga e vai precisar refazer o processo, dependendo da disponibilidade de doses da vacina.

Pacientes acamados podem entrar em contato com o Web Saúde, pelo telefone (47) 3481-5165, para programar a vacinação em domicílio. O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Todas as informações da Prefeitura de Joinville sobre Coronavírus estão disponíveis na página Coronavírus em Joinville.

Para orientações, dúvidas, reclamações, sugestões ou elogios, faça contato com a nossa Ouvidoria.

Para Pedido de Informação segundo a Lei nº 12.527/2011, utilize este serviço.