Centrinho Prefeito Luiz Gomes celebra Semana de Educação e Conscientização à Fissura Lábio-Palatina

Publicada em 03/04/2024 às 18:07
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

Um grande abraço coletivo que demonstra o acolhimento às pessoas com fissura lábio-palatina e que dedicam parte de suas vidas ao tratamento e reabilitação.

Dessa forma, pacientes, familiares e profissionais que atuam no Centrinho Prefeito Luiz Gomes da Prefeitura de Joinville, celebraram a “Semana Municipal de Educação, Conscientização e Orientação sobre a Fissura Lábio-Palatina”, que foi instituída no município por meio da Lei no 6048, de 14 de janeiro de 2008, de autoria da então vereadora e atual secretária de Saúde, Tânia Eberhardt.

De acordo com a coordenadora do Centrinho, Sayonara Zuchetti, o intuito da semana é mostrar à sociedade que a população com fissura lábio-palatina precisa de inclusão.

“O tratamento dura, em média, 20 anos. São processos dolorosos fisicamente e mentalmente e ainda existe um estranhamento da sociedade em relação aos aspectos estéticos. Isso implica além dos procedimentos cirúrgicos as diversas abordagens terapêuticas da equipe multidisciplinar para a efetiva reabilitação psicossocial, onde trabalhamos tanto a funcionalidade quanto a saúde mental das famílias e pacientes”, afirma Sayonara.

Reconhecido como referência em tratamento de fissura lábio-palatina, o Centrinho Luiz Gomes é uma Unidade da Secretaria da Saúde de Joinville. Também oferece atendimento a pacientes com deficiência auditiva.

Sua equipe multidisciplinar é formada por profissionais especializados que atuam nos tratamentos pré e pós-operatórios, incluindo médicos cirurgiões, pediatra, odontologia, assistente social, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, psicólogo, equipes de enfermagem e administrativa.

Atualmente, o Centrinho Prefeito Luiz Gomes possui 5,3 mil pacientes cadastrados no serviço de fissura lábio-palatal, sendo 2,7 mil ativos. Os pacientes vêm de todo estado de Santa Catarina, encaminhados pelas unidades de saúde dos seus municípios.

“Os bebês de até um ano de idade têm prioridade de atendimento e os demais pacientes são atendidos conforme a fila do Sistema de Regulação (SISREG). Chegando ao Centrinho, o paciente passa por avaliação com a equipe multidisciplinar que vai definir as suas necessidades e tratamentos. Aqui, o paciente faz todo o tratamento, desde a confirmação do diagnóstico até a reabilitação”, explica a coordenadora.

Vida renovada

Há cerca de três anos, o consultor de vendas Marcio Mendonça Marcos vem periodicamente de Tubarão para trazer seu afilhado, Davi da Cunha Pereira para fazer tratamento no Centrinho Luiz Gomes.

“O Davi nasceu com fissura e problema auditivo. Desde o seu primeiro mês de vida é acompanhado no Centrinho. Já fez cirurgia nos lábios, depois no céu da boca e agora e quando estava com quase dois anos de idade, fez a parte interna dos ouvidos. Quando ele estiver maior vai fazer a parte óssea da arcada dentária e o acompanhamento até quando for adulto”, relata Marcio.

Para ele, graças aos tratamentos recebidos no Centrinho, Davi consegue ter uma vida praticamente normal: “Hoje o nosso afilhado faz tudo que uma criança normal faz, consegue falar, se alimentar. O Centrinho proporcionou essa renovação de vida. A localização, a equipe, o ambiente e os tratamentos são tudo de bom para nós”.

Em referência à Semana Municipal de Educação, Conscientização e Orientação sobre a Fissura Lábio-Palatina, o consultor de vendas compartilha a sua experiência, ressaltando a importância do acolhimento e inclusão.

“O primeiro passo é o acolhimento da família; o segundo, o da sociedade que discrimina muito; e em terceiro lugar está o Centrinho que dá todo apoio necessário para a criança e para toda a família. O apoio de todos os familiares é fundamental e, mesmo com todas as dificuldades, aos poucos as coisas vão entrando nos eixos”, conclui Marcio.