Casos da variante delta são confirmados em Joinville

Publicada em 20/07/2021 às 18:04
Relacionado a: Unidade de Comunicação - SECOM.UCO, Secretaria de Comunicação - SECOM

Nesta terça-feira (20/7), foram confirmados cinco casos da variante delta do coronavírus em pessoas internadas em Joinville. A investigação destes pacientes teve início na semana passada, quando seis tripulantes, com sintomas da Covid-19, originários da África, entraram no Brasil pelo Porto de São Francisco do Sul.

Eles receberam atendimento em um hospital da rede particular de Joinville e, como a região de origem possui registro de casos com a variante delta, as amostras foram enviadas para sequenciamento genético pela equipe da Secretaria da Saúde da Prefeitura de Joinville.

O material de cinco destes pacientes apresentou condições de passar pelo sequenciamento genético, com resultado positivo para a variante delta. A informação foi confirmada pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina na tarde de terça-feira (20/7).

Os seis pacientes já receberam alta. Durante todo o período de internação, foi praticado o isolamento de coorte, ou seja, estes pacientes não tiveram contato com demais pacientes internados e todos os cuidados de precaução foram considerados por parte dos profissionais da saúde.

Variante delta

Os primeiros casos da variante delta foram identificados na Índia. Estudos científicos comprovaram que a principal característica dessa linhagem do coronavírus é a alta transmissibilidade. Os sintomas são semelhantes às demais variantes, com destaque para a dor de cabeça, dor de garganta, coriza e febre.

Todas as informações da Prefeitura de Joinville sobre Coronavírus estão disponíveis na página Coronavírus em Joinville.

Para Pedido de Informação segundo a Lei nº 12.527/2011, utilize este serviço.