Após segunda dose da vacina contra a Covid-19, cuidados devem continuar

Publicada em 23/04/2021 às 08:07
Relacionado a: Unidade de Comunicação - SECOM.UCO, Secretaria de Comunicação - SECOM

A Prefeitura de Joinville aplicou mais de 70 mil primeiras doses e 18,6 mil segundas doses da vacina contra a Covid-19. Mas, é importante destacar que o grupo que tomou o reforço vacinal não pode relaxar em relação aos cuidados para combater o vírus.

“É de suma importância continuar com os cuidados, como o uso de máscara, higienizar as mãos e evitar aglomerações. Após a administração do reforço vacinal, há um prazo de até duas semanas para que o corpo produza os anticorpos necessários para garantir a imunização”, explica Nicoli dos Anjos, coordenadora de imunização da Secretaria da Saúde.

Passadas as duas semanas, os imunizados precisam ter em mente que não há como ainda voltar à vida pré-pandemia. Os cuidados permanecem, já que uma pessoa imunizada pode transmitir o vírus para pessoas que ainda não tomaram a vacina.

“A maioria das vacinas consegue impedir que o vírus cause quadros graves da doença, mas não impede que a pessoa seja infectada ou transmita o vírus”, informa a coordenadora de imunização.

Cabe lembrar que as pessoas que tomaram apenas a primeira dose não estão imunizadas. Os estudos mostram que apenas após a segunda dose da vacina a pessoa está protegida.

Todas as informações da Prefeitura de Joinville sobre Coronavírus estão disponíveis na página Coronavírus em Joinville.

Para Pedido de Informação segundo a Lei nº 12.527/2011, utilize este serviço.