Alunos de 6º ano da Rede Municipal de Joinville participam de maratona de programação

Publicada em 25/11/2022 às 15:41
Relacionado a: Secretaria de Educação - SED

Neste sábado (26), 52 alunos de escolas públicas de Joinville participam de uma maratona interescolar de programação no auditório do Ágora Tech Park. São crianças de 10 a 12 anos que estão cursando o Lab_Code, um programa de alfabetização digital oferecido desde março deste ano a 407 alunos de 6º ano de 13 escolas da Rede Pública Municipal de Joinville. Foram selecionados quatro alunos de cada unidade para formarem equipes que terão como desafio encontrar uma solução para um problema envolvendo a temática Cidadania Digital.

A maratona para encontrar a solução, desenvolver um produto e montar a apresentação para a banca de jurados terá cerca de seis horas de duração, com premiação ao final. Eles deverão utilizar a plataforma Scratch para criar um jogo, uma animação ou uma história interativa que demonstre a solução sugerida para o desafio.

O evento inclui também uma visita ao Ágora Tech Park e workshop para professores integradores de mídias e metodologias.

“A maratona é um momento de culminância do Lab_Code. Os alunos estarão em um ambiente de inovação com mentores de diferentes universidades e terão um grande desafio para mostrar o que eles aprenderam durante o ano”, explica o secretário de Educação de Joinville, Diego Calegari.

A organização é da Secretaria de Educação de Joinville, por meio da Diretoria de Avaliação, Formação e Inovação, e recebe apoio de movimentos de Joinville, como o Join.Valle e o Fab.Lab, e de organizações como o Ágora Tech Park, a Univille, a Arcelor Mittal, a Impulso Produções, o Sicoob e a Leonora Ventures.

Programa oferecerá formação de quatro anos

Um dos estudantes que vai participar da maratona é Vinicius Kormann de Freitas, 12 anos, aluno da Escola Municipal Prof. Orestes Guimarães, no Boehmerwald. A expectativa do menino de conseguir mostrar tudo o que aprendeu no primeiro ano de aulas de programação já é maior que o nervosismo.

“Eu já pensava em estudar nesta área quando for para a faculdade e, agora, já sei muito mais sobre programação e tecnologia. E é incrível poder conhecer um lugar onde estão as empresas onde eu penso trabalhar um dia. Acho que esse evento será a coisa mais importante para a minha vida”, afirma Vinicius.

No ano que vem, a oferta do curso de programação será ampliada para mais duas escolas, chegando a 15 unidades. Os alunos do 6º ano destas unidades poderão se inscrever para o Programa Lab_Code e os alunos que ingressaram neste ano seguirão para uma nova etapa em 2023, quando estiverem no 7º ano.

Depois de terem recebido alfabetização digital em 2022, com introdução à linguagem de programação e criação de jogos, eles serão introduzidos aos circuitos eletrônicos, à programação em blocos e à linguagem de programação Arduino. Até o fim dos quatro anos de curso, eles também aprenderão java, javascript, html e linguagem de programação Python, e estarão aptos, por exemplo, a desenvolverem aplicativos.