Agentes de segurança de Joinville orientam população em situação de rua sobre documentos

Publicada em 11/01/2023 às 17:01
Relacionado a: Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública - SEPROT, Secretaria de Assistência Social - SAS

Uma parceria entre Forças de Segurança Pública de Joinville tem oferecido acolhimento quando o assunto é documentação para pessoas em situação de rua que procuram atendimento no Centro Pop.

Um levantamento prévio constatou que normalmente é nas segundas-feiras que se concentra a maior quantidade de pessoas aguardando por atendimento no local. Para dar mais agilidade ao processo, os agentes de segurança fazem a checagem dos documentos e orientação sobre confecção para aqueles que não possuem Carteira de Identidade e CPF, por exemplo. A documentação é necessária para encaminhamento para outros serviços sociais, como o Cadastro Único e Auxílio Brasil.

Na segunda-feira (9/1), foram feitas 31 abordagens e cerca de 20% das pessoas atendidas não possuíam documentação.

A ação é realizada pela Guarda Municipal de Joinville, Núcleo de Inteligência da Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública (Seprot), servidores da Secretaria de Assistência Social e Polícias Civil, Militar e Científica.

“Nós vamos dar continuidade a esse trabalho, que é de extrema importância. Ter a documentação em dia é um direito de todo cidadão e garante que ele possa ter acesso aos diferentes serviços públicos, além da identificação”, afirma o secretário da Seprot, Paulo Rogério Rigo.

Para auxiliar uma pessoa em situação de rua, a orientação é encaminhá-la ao Centro Pop, que fica na rua Paraíba, 937, ao lado da Rodoviária de Joinville. Nesse local, a equipe técnica está preparada para acolher e encaminhar o usuário para diferentes serviços, como acesso a alimentação no Restaurante Popular e vagas de emprego, via Centro Público de Atendimento aos Trabalhadores. O Centro Pop atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.