Ações de conscientização integram programação do Maio Amarelo em Joinville

Publicada em 03/05/2023 às 17:11
Relacionado a: Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública - SEPROT, Departamento de Trânsito de Joinville - DETRANS, Unidade de Trânsito - DETRANS.UNT

Foi aberto, nesta quarta-feira (3), na sede da Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública (Seprot) de Joinville, o Maio Amarelo. A cerimônia de hasteamento da bandeira contou com a participação de autoridades e das Forças de Segurança. A programação do Maio Amarelo é realizada pela Escola Pública de Trânsito (Eptran) do Departamento de Trânsito (Detrans) da Prefeitura.

“Temos investido muito na educação no trânsito, durante todo o ano. Mas o mês de maio é especial. Todos os dias teremos ações voltadas para educação e conscientização e ficamos muito felizes quando vemos os índices de acidentes com ciclistas e motociclistas baixarem, como ocorreu no primeiro trimestre de 2023. Acreditamos que o trabalho da Eptran teve impacto nesse resultado”, afirma o secretário de Proteção Civil e Segurança Pública de Joinville, Paulo Rogério Rigo.

Se comparada a quantidade de acidentes envolvendo ciclistas nos três primeiros meses do ano passado com o primeiro trimestre deste ano, percebe-se uma redução. Em 2022, foram 201 acidentes no período e em 2023, 169. Já com os motociclistas, os números foram de 554, no 1º trimestre de 2022, e 537, no mesmo período de 2023.

Este ano, a Eptran preparou uma extensa programação para o Maio Amarelo. Na quarta-feira (3/5), ocorre uma blitz educativa voltada para condutores de carros, motos e bicicletas. A ação será a partir das 17h, no final da avenida Getúlio Vargas. Na quinta-feira (4/5), a blitz será às 8h30, na rua Albano Schmidt, em frente à UBSF Bakhita.

Uma das principais ações da Eptran no Maio Amarelo é o projeto Trânsito e Cidadania, com palestras, distribuição de cartilhas, blocos de desenhos, etiquetas retrorrefletivas, sorteio de camisetas e sinalizadores nas escolas municipais. Na sexta-feira (5/5), o Trânsito e Cidadania será na Escola Professora Lacy Luiza da Cruz Flores, entre 8h e 17h.

“É feito um circuito, para as crianças passarem. Todas as palestras e ações são baseadas em situações do cotidiano da criança, que ela precisa aprender e ajudar a conscientizar os pais”, explica Melissa Puertas Sampaio, gerente da Eptran.

Passeios ciclísticos

Em parceria com a Secretaria de Esportes e o Pedala Joinville, a Eptran realizará dois passeios ciclísticos este mês, com ações educativas e distribuição de etiquetas retrorrefletivas, sorteio de camisetas e sinalizadores. O primeiro será dia 10 de maio, às 19h (concentração uma hora antes), com saída do SESC Vila Nova (rua Alwin Pasold).

O outro passeio ciclístico será dia 24 de maio, no Jardim Paraíso, com saída às 19h, na Escola Sylvio Sniecikovski.

Também integra a programação do Maio Amarelo uma ação educativa no Perini Business Park, dia 18, das 9h às 12h.

Para finalizar a programação do Maio Amarelo em Joinville, no dia 31, às 17h, ocorre uma blitz educativa focada nos ciclistas. Será no cruzamento da rua São Paulo com a rua Padre Kolb.

A programação do Maio Amarelo conta com o apoio do Corpo de Bombeiros Voluntários, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal, Agentes de Trânsito do Detrans, Defesa Civil, Vigilância Ambiental, Sesporte, Pedala Joinville e ONG Com Fé pela Vida.

Programação de blitz educativa

12/5, 17h, no cruzamento da rua Monsenhor Gercino com a rua Fátima