Abertura do Natal de Joinville é neste domingo, em frente à Prefeitura

Publicada em 18/11/2022 às 10:28
Relacionado a: Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT, Secretaria de Comunicação - SECOM

A partir deste domingo (20/11), o clima natalino vai tomar conta de Joinville. O evento de Abertura do Natal 2022 será às 19h30, em frente a Prefeitura, com a chegada do Papai Noel, acendimento das luzes, uma encenação especial e um momento ecumênico. Tudo embalado ao som de um coral composto por integrantes de seis corais tradicionais de Joinville.

Este ano, o Papai Noel envia uma carta para a menina Francisca avisando que logo vai chegar na cidade. Ele também pede ajuda para Francisca ficar de olho nos duendes Chineque e Chimia que, muito empolgados em visitar Joinville, acabaram viajando antes da data combinada. O que não vai faltar nessa narrativa é a animação e colaboração entre Francisca e os duendes para trazer o Papai Noel até a cidade.

Além das músicas natalinas, haverá um momento ecumênico, com o evangelista joinvilense Deive Leonardo e com representante das igrejas Católica, Evangélica e Luterana, refletindo o verdadeiro sentido do Natal.

“Estamos preparando um evento especial para a Abertura do Natal. Como é no fim de semana, a expectativa é que tenhamos uma participação expressiva dos joinvilenses. O público será envolvido na narrativa que tem relação com o espetáculo Illuminare”, detalha o secretário de Comunicação, Thiago Boeing.

Com o objetivo de garantir que todas as pessoas possam acompanhar as apresentações, dois telões serão instalados. Um deles ficará próximo ao Tênis Clube e outro em frente ao monumento da Barca Colon.

A comemoração natalina é uma realização da Prefeitura de Joinville e do Instituto Natal Joinville, uma entidade sem fins lucrativos que propõe um modelo de gestão ancorado na busca da sustentabilidade e independência financeira, criando atividades geradoras de recursos próprios e captação de patrocinadores.

Interdição de ruas

Com a previsão de intensa circulação de pessoas, os agentes de trânsito da Prefeitura de Joinville estarão em pontos estratégicos orientando a população.

A partir das 17h30, as ruas na região central de Joinville, próximas à Prefeitura serão interditadas. Quem estiver na rua Helmuth Fallgatter, terá que se dirigir em direção à Ponte do Trabalhador. Outros pontos de interdição serão nas ruas 9 de março e XV de Novembro com a rua do Príncipe. Já para quem estiver se deslocando no sentido Norte-Sul, o fechamento ocorre nas ruas José Vieira com a Max Colin. E por fim, próximo ao Museu de Sambaqui, nas esquinas da rua Dona Francisca e avenida Beira Rio.

Pessoas com deficiência ou idosos que tenham a credencial em seus veículos, poderão estacionar mais próximo ao local do evento. Entretanto, o acesso será pela avenida Beira Rio, tendo o Museu de Sambaqui como ponto de referência.

Os ônibus do transporte coletivo terão acesso ao Terminal Central. A partir de domingo, haverá aumento na oferta do transporte. Serão 67 linhas que farão 2.164 horários. As informações sobre itinerários e horários das partidas estão disponíveis no site onibus.info.

Em frente à Prefeitura, um esquema de segurança foi planejado, contando com o apoio de diversas forças de segurança. Serão colocadas grades para evitar a circulação de pessoas nas proximidades do rio Cachoeira.

Natal de Joinville vai encantar o público

Mais de 1 milhão de lâmpadas compõem a decoração do Natal de Joinville. Um grande circuito foi montado para que o público percorra os locais decorados e registre os momentos em pontos instagramáveis.

O circuito de Natal começa em frente a Prefeitura, que recebeu árvores iluminadas, além de enormes guirlandas na fachada. O roteiro continua em frente à Câmara de Vereadores, a Passarela Charlot e Centreventos Cau Hansen, que será palco do espetáculo Illuminare e sede da Feira de Artesanato.

Depois, é só chegar nas praças Dario Salles e da Bandeira, que recebem respectivamente a Vila do Papai Noel e a Vila da Neve. O visitante poderá se divertir gratuitamente em uma pista de patinação no gelo instalada no Ginásio Abel Schulz, brincar no carrossel na Praça Nereu Ramos e continuar o passeio admirando o corredor de pisca-pisca na rua do Príncipe, iluminação da avenida JK, Rua das Palmeiras e Museu Nacional de Imigração e Colonização.

Já nos bairros, a iluminação estará presente nas praças da Estação da Cidadania (Aventureiro), Caetano Évora da Silveira, em (Pirabeiraba) e Tiradentes (Floresta), na rotatória do Parque da Cidade (Guanabara) e no Parque Porta do Mar (Espinheiros). A tradicional Rua do Papai Noel, no bairro Atiradores e o Pórtico da Rua XV de Novembro também compõem o cenário natalino.

Árvore musical

A tradicional árvore de Natal mudou de endereço este ano. A estrutura, com 20 metros de altura, foi instalada na calçada entre a rua 9 de Março e a avenida JK. Em uma homenagem à dança e às flores, a árvore tem folhas em formato de pétalas e as luzes vão ser sincronizadas com a música.