23ª Feira Municipal de Matemática reúne 75 trabalhos de escolas e CEIs

Publicada em 06/07/2023 às 09:54
Relacionado a: Secretaria de Educação - SED

A 23ª Feira Municipal de Matemática reuniu 75 trabalhos de alunos da Rede Municipal de Ensino nesta quarta-feira (5) na Escola Municipal Prefeito Max Colin, no bairro Iririú, em Joinville. O evento foi realizado pela Secretaria de Educação e mostrou que o aprendizado pode ser divertido e transformador para crianças e adolescentes.

Durante a manhã e tarde, alunos de 44 Escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs) municipais apresentaram os trabalhos desenvolvidos em sala de aula para outros estudantes e aos profissionais da Rede Municipal de Ensino. O objetivo foi despertar o interesse pelo ensino para a aprendizagem da matemática.

“É um projeto extraordinário porque mostra aos alunos o quanto a matemática pode ser fantástica e interessante, por meio de jogos, brincadeiras e criações. Queremos que eles aprendam se divertindo e se encantando pelo mundo da matemática, percebendo como ela se relaciona com a vida deles”, explica o secretário de Educação, Diego Calegari.

Os trabalhos apresentados na feira foram avaliados por profissionais da Rede Municipal de Ensino, que selecionaram os 20 destaques, divididos nas categorias: Educação Infantil, Educação Especial, Ensino Fundamental – Anos Iniciais, Ensino Fundamental – Anos Finais, e Educação de Jovens e Adultos.

Todos os trabalhos receberam certificado de participação e os destaques foram premiados com medalhas, além de serem encaminhados para a 21ª Mostra Regional de Matemática, prevista para acontecer em 16 de agosto, na Escola de Educação Básica Professora Juracy Maria Brosig, em Joinville.

Professores ensinam matemática com criatividade

A Feira Municipal de Matemática mostrou que a disciplina pode ser aplicada de diversas maneiras, relacionadas com temáticas como astronomia, robótica, finanças, culturas e literatura. Os alunos do 2º ano da Escola Municipal Senador Carlos Gomes de Oliveira, por exemplo, montaram um jogo matemático a partir de uma adaptação da história da galinha dos ovos de ouro.

A professora Tatiane Mendes percebeu que os alunos tinham dificuldade com o sistema de numeração decimal e decidiu aproveitar a história para ensiná-los. Na adaptação, a galinha é quem escolhia com quem ficaria entre João e o gigante, após botar ovos que valeriam valores diferentes.

A partir disso, foi criado um jogo com uma caixa de ovo e uma catapulta montada com prendedor de roupa. O aluno usa o mecanismo para lançar um dado numérico na caixa. O local em que cair, representa unidade, dezena ou centena, sendo multiplicado pelo número no dado. Quem marcar mais pontos é o vencedor.

“Foi muito interessante para eles porque amam o jogo e já percebo que entendem melhor a questão da ordem e posição dos números. É uma forma lúdica de ensinar, em que eles podem aprender brincando”, explica a professora.

Para Tatiane, apresentar o trabalho na Feira Municipal de Matemática é uma maneira de proporcionar aos alunos uma oportunidade de troca de experiências com os colegas de outras unidades, contribuindo para despertar a curiosidade nas crianças e adolescentes.