A 10ª Conferência Municipal de Cultura de Joinville será realizada nos dias 13 e 14 de março, no Teatro do Museu da Dança (rua Orestes Guimarães, 406), reunindo artistas, representantes de instituições, agentes culturais e membros da sociedade civil para discutir o futuro das políticas culturais do município. A conferência é aberta à comunidade e a inscrição pode ser feita pelo site da Prefeitura de Joinville.
Na sexta-feira (13/3), o credenciamento começa às 17h e as atividades a partir das 18h30, com leitura e aprovação do regimento interno, além da apresentação da metodologia da conferência. Também ocorrerá a apresentação dos candidatos ao Conselho Municipal de Política Cultural para a gestão 2026-2028.
Como parte da programação, a presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Maria Teresinha Debatin, o coordenador do Ministério da Cultura em Florianópolis, Alexandre Martins, e o secretário de Cultura e Turismo de Joinville, Guilherme Gassenferth, falarão sobre “Governança sob olhar do governo”.
Já no sábado (14/3) ocorre a apresentação do Plano de Ação e Monitoramento e dos resultados das pré-conferências. Durante o dia, os participantes irão se reunir em grupos para discutir propostas relacionadas ao tema desta edição, que é “Governança e participação social”. Das 11h30 às 14h, será realizada a votação para escolha dos novos conselheiros.
A programação segue à tarde com a apresentação das deliberações dos grupos, discussão e aprovação de orientações e recomendações para o setor cultural por meio do Pacto de Governança, além da divulgação dos conselheiros eleitos.
Promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville em parceria com o Conselho Municipal de Política Cultural, o encontro tem como objetivo fortalecer o diálogo com a comunidade cultural e construir propostas que contribuam para o desenvolvimento do setor na cidade.
Programação da 10ª Conferência Municipal de Cultura
13 de março (sexta-feira)
– 17h – Inscrições e credenciamento
– 18h30 – Abertura
– 18h40 – Leitura e aprovação do Regimento Interno
– 19h – Apresentação da Metodologia da 10ª Conferência Municipal de Cultura
– 19h20 – Governança sob olhar do governo com a presidente da FCC, Maria Teresinha Debatin, o coordenador do Ministério da Cultura em Florianópolis, Alexandre Martins, e o secretário da Secult, Guilherme Gassenferth
– 21h – Apresentação dos candidatos ao Conselho
– 22h – Encerramento
14 de março (sábado)
– 8h – Inscrições e credenciamento de participantes e entrega das cédulas de votação
– 8h20 – Abertura e apresentação do cronograma do dia
– 8h40 – Apresentação do Plano de Ação e Monitoramento
– 9h20 – Apresentação dos resultados das pré-conferências
– 9h50 – Apresentação da metodologia de trabalho dos grupos
– 10h – Discussões em grupos dos temas do Eixo 7 do Plano Municipal de Cultura – “Governança e participação social”
– 11h30 – Início da votação para escolha dos novos conselheiros para a gestão 2026-2028
– 11h30 às 13h – Almoço
– 13h – Continuação das discussões dos temas do Eixo 7
– 14h – Encerramento da votação
– 14h30 – Apresentação das deliberações dos grupos sobre o Pacto de Governança
– 15h – Prazo final para recebimento de documentos sobre a área da cultura
– 15h10 – Criação de grupo de trabalho sobre o Eixo 7
– 15h30 – Leitura, discussão e aprovação de orientações, diretrizes, deliberações, normativas, recomendações e moções relativas à área da cultura
– 17h30 – Apresentação da relação dos conselheiros eleitos
– 18h – Encerramento.