Equipe de governo

Esta página contém informações sobre as pessoas que compõem a equipe de governo (prefeito, vice-prefeito, secretários e diretores presidentes) da Prefeitura de Joinville (SC).

Prefeito

Adriano Silva

É o Prefeito de Joinville. Formado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo, também estudou políticas públicas, técnicas de comunicação e liderança na escola de formação política Renova Brasil. Foi diretor comercial e marketing do Laboratório Catarinense de 2003 a 2011, passando a vice-presidente em 2011, e a presidente em 2013, cargo que ocupou até 2020. Liderou a criação da Central Solidária para doação de roupas e alimentos, nas enchentes de 2008 e 2011, o que resultou na criação da ONG Força Empresarial para Emergências (FEE). Atua como bombeiro voluntário desde 2003 no Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville.


Vice-Prefeito

Rejane Gambin

É vice-prefeita. Formada em Jornalismo pelo Bom Jesus Ielusc, tem 25 anos de trabalho em empresas de comunicação, como RBS TV, Rede Record, Jornal A Notícia, Rádio Itapema e Floresta Negra FM, onde atuou como repórter, apresentadora, editora chefe e gerente de jornalismo. Na área de educação, foi professora de jornalismo na Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro, e no Ielusc, em Joinville. Desde 2011, é uma das vozes oficiais do Festival de Dança de Joinville. Também atua como digital influencer.


Procuradoria-Geral do Município – PGM

Christiane Schramm Guisso

Advogada com mais de 25 anos de experiência na área jurídica e sócia-fundadora da Schramm Hofmann Advogados Associados. Foi assessora jurídica da Ajorpeme e participou da elaboração de leis municipais, com destaque para a Lei de Ordenamento Territorial e alteração na lei de ISS do Município. Atua em conselhos estaduais e municipais, a exemplo do Conselho da Cidade de Joinville, do Programa de Desenvolvimento Econômico do Estado de Santa Catarina (Prodec) e do Comitê de Mobilidade.


Controladoria-Geral do Município – CGM

Tiani Regina de Borba

Servidora pública desde 2009, é advogada e pós-graduanda em Ciências Penais e Segurança Pública. Como Controladora-Geral do Município, função que desempenha desde 2021, propôs a elaboração do regulamento da Lei Anticorrupção. Gerenciou a Unidade de Processo Administrativo Disciplinar de 2018 a 2020, quando elaborou fluxos de procedimentos administrativos disciplinares no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e a implantação das audiências por videoconferência durante a pandemia de COVID 19. Também atuou como pregoeira/presidente de Comissão de licitação de 2009 a 2017 em entidades da administração indireta do Município.


Secretaria da Fazenda – SEFAZ

Fernando Bade

Graduado em Administração de Empresas e Negócios pela Faculdade Cenecista de Joinville (FCJ), com especialização em Estratégia Empresarial pela mesma instituição. Desde 2021, atuou como diretor executivo da então Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável - SEPUD. Na Associação de Joinville e Região da Micro e Pequena Empresa (Ajorpeme), atuou como presidente do Núcleo Jovem e do Instituto Ajorpeme e, em 2019, foi presidente máximo da associação. É empresário e atua como consultor e professor nas áreas de administração e segurança do trabalho.


Secretaria da Saúde – SES

Tânia Eberhardt

Possui uma sólida carreira na área da saúde. Foi secretária de Estado da Saúde de Santa Catarina, secretária Municipal da Saúde de Joinville e de Araquari e diretora do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt e do Hospital Municipal São José. Também foi vereadora de Joinville por dois mandatos (2004 a 2008 e 2009 a 2012) e secretária de Bem-Estar Social, além de ter atuado como servidora pública por mais de 35 anos. Na Secretaria da Saúde de Joinville, desenvolveu importantes projetos, como a implantação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e do Núcleo de Atenção Integral à Pessoa com Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro do Autismo (Naipe).


Secretaria de Administração e Planejamento – SAP

Ricardo Mafra

Graduado em Engenharia Mecânica, especialista em Gestão Financeira e mestre em Engenharia da Produção, com pesquisa sobre a gestão de sistemas produtivos (filosofia Lean). Atua como sócio-administrador de uma empresa e é professor do curso de Administração há 20 anos, em disciplinas como matemática, matemática financeira, custos, análise e formação de preços e elaboração e avaliação de projetos.


Secretaria de Meio Ambiente – SAMA

Fábio João Jovita

Advogado com especialização em Consultoria e Licenciamento Ambiental e em Direito e Processo do Trabalho. Possui 14 anos de experiência na área jurídica, sendo o maior período com questões ambientais. Atuou no Tribunal de Justiça de Santa Catarina, no Fórum e na Comissão de Desenvolvimento Urbano de Navegantes, na Secretaria de Desenvolvimento Social de Itajaí e em escritórios privados de advocacia e de contabilidade. Tem atuação profissional em Joinville e, desde janeiro de 2021, ocupava a função de diretor executivo da Secretaria de Administração e Planejamento da Prefeitura de Joinville, conduzindo as atividades do Mutirão da Desburocratização.


Secretaria de Assistência Social – SAS

Fabiana Ramos da Cruz Cardozo

Servidora pública graduada em Pedagogia e Serviço Social, mestre em Educação, especialista em Gestão de Pessoas (MBA) e possui cursos em temas como Proteção Social, Sistema Único de Assistência Social, Famílias, Direitos da Criança e do Adolescente, Direitos Violados, Inclusão e Sistema de Garantia de Direitos. Atuou na coordenação do Abrigo Infanto Juvenil, na Gerência de Planejamento e Gestão e na Coordenação de Alta Complexidade na Proteção Social Especial. Foi indicada por duas gestões como conselheira CMDCA e CMAS e eleita presidente nas duas entidades. É também professora de pós-graduação da Univille e tutora de graduação.


Secretaria de Comunicação – SECOM

Thiago Boeing

É jornalista, especialista em comunicação estratégica e mídias sociais. Atuou como Coordenador de Comunicação e Marketing do Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria durante 12 anos e foi responsável pelo cerimonial nas últimas 14 edições do Festival de Dança de Joinville. Na Prefeitura de Joinville, atuou como Gerente de Relações Públicas (2010).


Secretaria de Cultura e Turismo – SECULT

Guilherme Augusto Heinemann Gassenferth

É formado em Gestão Financeira e pós-graduado em gestão de Organizações Não Governamentais (ONGs) pela PUC do Paraná (PR). É empreendedor de projetos sociais, culturais e turísticos, e foi diretor de Promoção e Divulgação do Joinville e Região Convention & Visitors Bureau. No setor público, atuou como gerente de planejamento da Fundação Turística de Joinville e gerente de difusão cultural, diretor-executivo e presidente da Fundação Cultural de Joinville, ambas atualmente Secretaria de Cultura e Turismo. Participou do conselho de administração do Instituto Festival de Dança de Joinville, coordenou o colegiado de secretários de cultura da Amunesc, foi membro do conselho gestor do Congesc e vice-presidente do Conselho Municipal de Política Cultural. 


Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação – SDE

William Escher

Graduado em Administração pela UniSociesc, atua na Prefeitura de Joinville desde 2021, quando foi coordenador e participou da criação do Espaço do Empreendedor. Foi também gerente, desenvolvendo ações com foco na desburocratização. Desde fevereiro de 2021, atuava como diretor de desenvolvimento econômico na SDE, com ênafese na promoção econômica. É empresário do ramo da construção e tem sólida trajetória em entidades representativas. Foi vice-presidente da Associação dos Comerciantes de Material de Construção (Acomac), além de vice-presidente de Inovação da Câmara de Dirigentes Lojistas de Joinville (CDL), presidente da Câmara de Materiais de Construção e, por três anos, presidente da CDL Jovem.


Secretaria de Educação – SED

Diego Calegari Feldhaus

Graduado e mestre em Administração, formado no curso de Líderes para Gestão Pública do Brasil (Centro de Liderança Pública/Harvard Kennedy School, 2017) e no Programa de Liderança do Visitante Internacional (Departamento de Estado dos EUA, 2016). Foi Diretor de Inovação e Tecnologia na Secretaria de Estado da Educação de SC e coordenador executivo do GT Nacional de Tecnologia e Inovação do Conselho Nacional de Secretários de Educação. Autor do livro “Planejamento e estratégia das escolas: o que leva as escolas a ter alto desempenho”, estudo de escolas municipais de Joinville com alto resultado no IDEB.


Secretaria de Esportes – SESPORTE

Douglas Korbes Steffen

Graduado em Ciências Contábeis, com especialização em Gestão Financeira e Economia Avançada pela Universidade da Região de Joinville (Univille), possui vasta experiência na área de gestão, atuando há mais de 20 anos na EFF Grouppe, onde é diretor. É professor e palestrante, desde 2012, em cursos de graduação, pós-graduação e extensão. Atuou junto à gestão do Núcleo Contábil da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), do Sindicato dos Contabilistas de Joinville (Sindicont) e do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de Santa Catarina (SESCON/SC). Entre 2008 e 2015, participou do Milan Esporte Clube, como atleta e dirigente, com participação em competições como o Copão Kurt Meinert e a Primeirona da Liga Joinvilense de Futebol.


Secretaria de Gestão de Pessoas – SGP

Ricardo Mafra (interino)

Graduado em Engenharia Mecânica, especialista em Gestão Financeira e mestre em Engenharia da Produção, com pesquisa sobre a gestão de sistemas produtivos (filosofia Lean). Atua como sócio-administrador de uma empresa e é professor do curso de Administração há 20 anos, em disciplinas como matemática, matemática financeira, custos, análise e formação de preços e elaboração e avaliação de projetos.


Secretaria de Governo – SEGOV

Gilberto de Souza Leal Junior

Advogado, formado em TI, possui especialização em informática (redes) e em Direito e Processo do Trabalho. É servidor concursado da Prefeitura de Joinville como Analista de Sistemas há 13 anos. Foi presidente da Fundação Municipal Albano Schmidt (Fundamas, 2013-2016) e também diretor na Câmara de Vereadores de Joinville (2005-2006), quando implantou e gerenciou o Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9001/2000). 


Secretaria de Habitação – SEHAB

Rodrigo Andrioli

Engenheiro civil e também formado em Auditoria Interna da Qualidade e Acreditação em Serviço de Saúde. É servidor público concursado e exerceu a função de gerente de auditoria, controle e avaliação na Secretaria da Saúde. Em 2019, recebeu o prêmio Gestor Destaque, premiação que avalia o desempenho de todos os gestores da saúde.


Secretaria de Infraestrutura Urbana – SEINFRA

Jorge Luiz Correia de Sá

Engenheiro civil com mais de 40 anos de experiência em grandes projetos de engenharia nos setores público e privado. Atuou em diferentes segmentos como infraestrutura, hospitalar, industrial, comercial e residencial e foi responsável por importantes obras na região como a Arena Jaraguá do Sul, Centreventos Cau Hansen, Franklin Electric e Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem. É presidente do SECONCI, diretor do SINDUSCON Joinville e conselheiro do SESI-SC.


Secretaria de Pesquisa e Planejamento Urbano – SEPUR

Marcel Virmond Vieira

Arquiteto e urbanista, é especialista em desenvolvimento urbano e em gerenciamento ambiental. Foi pesquisador e bolsista do CNPQ e estagiário na Câmara de Artes e Ofícios de Munique e Alta Baviera (ACIJ - HWK). Participou de missão técnica sobre redes de equipamentos públicos de saúde em Paris, na França, e de sistemas de transporte coletivo BRT, na Colômbia. É professor titular dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores. Atuou como arquiteto concursado na Seinfra, diretor executivo no IPPUJ (atual Sepud) e na Seplan (atual SAP) e consultor na SDR. Tem experiência na criação e gestão de planos como BNDES, Fonplata, BID, Prodetur Sul, Costa do Encanto, PROEP, Badesc, Vale Verde.


Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública – SEPROT

Paulo Rogério Rigo

Formado em Tecnologia de Infantaria, em Recursos Humanos e em Educação Física. Atuou por 35 anos no Exército Brasileiro, dos quais 15 anos foram dedicados a funções operacionais e 20 a área administrativa. Em sua atuação no 62º Batalhão de Infantaria de Joinville, realizou ações com diferentes órgãos de segurança da cidade, como Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville. Nos últimos 5 anos de atuação, foi responsável pela seção de Comunicação Social do 62º BI.


Departamento de Trânsito de Joinville – DETRANS

Paulo Rogério Rigo

Formado em Tecnologia de Infantaria, em Recursos Humanos e em Educação Física. Atuou por 35 anos no Exército Brasileiro, dos quais 15 anos foram dedicados a funções operacionais e 20 a área administrativa. Em sua atuação no 62º Batalhão de Infantaria de Joinville, realizou ações com diferentes órgãos de segurança da cidade, como Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville. Nos últimos 5 anos de atuação, foi responsável pela seção de Comunicação Social do 62º BI.


Hospital Municipal São José – HMSJ

Arnoldo Boege Junior

É o Diretor Presidente do Hospital Municipal São José. Graduado em enfermagem pela Faculdade Ielusc, de Joinville, possui pós-graduação em Urgência e Emergência pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, além de cursos de aperfeiçoamento na área de Gestão da Saúde. É servidor municipal de carreira. Atua desde 2001 no Hospital Municipal São José. Já desempenhou atividades na área assistencial e de liderança. Por 8 anos, coordenou o Pronto-socorro. Assumiu a Gerência Técnica em 2021, passando a diretor executivo em 2022, e a diretor-presidente no mesmo ano. É instrutor da Polícia Militar de Santa Catarina, do Colégio Americano de Cirurgiões NAEMT/USA e do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, onde também é voluntário desde 1995.


Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de
Joinville – IPREVILLE

Guilherme Machado Casali

Advogado, mestre em Direito e especialista em Direito Empresarial com ênfase em Parceria Público Privada. É servidor público lotado no Ipreville, onde exerceu a função de gerente jurídico por 8 anos, atuando nas principais reformas da previdência. Também atua como professor universitário de cursos de direito. 


Companhia Águas de Joinville – CAJ

Sidney Marques de Oliveira Junior

Graduado em Ciências Contábeis, com pós-graduação em Administração Financeira, MBA em Gestão Financeira e de Infraestrutura e mestrado em Administração de Empresas. Já trabalhou em empresas responsáveis pelos serviços de água e esgoto em São Paulo e Mato Grosso do Sul, além de ter atuado com consultoria de gestão empresarial e controladoria.


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