Equipe de governo

Esta página contém informações sobre as pessoas que compõem a equipe de governo (prefeito, vice-prefeito, secretários e diretores presidentes) da Prefeitura de Joinville (SC).

Prefeito

Adriano Silva

É o Prefeito de Joinville. Formado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo, também estudou políticas públicas, técnicas de comunicação e liderança na escola de formação política Renova Brasil. Foi diretor comercial e marketing do Laboratório Catarinense de 2003 a 2011, passando a vice-presidente em 2011, e a presidente em 2013, cargo que ocupou até 2020. Liderou a criação da Central Solidária para doação de roupas e alimentos, nas enchentes de 2008 e 2011, o que resultou na criação da ONG Força Empresarial para Emergências (FEE). Atua como bombeiro voluntário desde 2003 no Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville.


Vice-Prefeito

Rejane Gambin

É vice-prefeita. Formada em Jornalismo pelo Bom Jesus Ielusc, tem 25 anos de trabalho em empresas de comunicação, como RBS TV, Rede Record, Jornal A Notícia, Rádio Itapema e Floresta Negra FM, onde atuou como repórter, apresentadora, editora chefe e gerente de jornalismo. Na área de educação, foi professora de jornalismo na Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro, e no Ielusc, em Joinville. Desde 2011, é uma das vozes oficiais do Festival de Dança de Joinville. Também atua como digital influencer.


Procuradoria-Geral do Município – PGM

Christiane Schramm Guisso

Advogada com mais de 25 anos de experiência na área jurídica e sócia-fundadora da Schramm Hofmann Advogados Associados. Foi assessora jurídica da Ajorpeme e participou da elaboração de leis municipais, com destaque para a Lei de Ordenamento Territorial e alteração na lei de ISS do Município. Atua em conselhos estaduais e municipais, a exemplo do Conselho da Cidade de Joinville, do Programa de Desenvolvimento Econômico do Estado de Santa Catarina (Prodec) e do Comitê de Mobilidade.


Controladoria-Geral do Município – CGM

Tiani Regina de Borba

Servidora pública desde 2009, é advogada e pós-graduanda em Ciências Penais e Segurança Pública. Como Controladora-Geral do Município, função que desempenha desde 2021, propôs a elaboração do regulamento da Lei Anticorrupção. Gerenciou a Unidade de Processo Administrativo Disciplinar de 2018 a 2020, quando elaborou fluxos de procedimentos administrativos disciplinares no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e a implantação das audiências por videoconferência durante a pandemia de COVID 19. Também atuou como pregoeira/presidente de Comissão de licitação de 2009 a 2017 em entidades da administração indireta do Município.


Secretaria da Fazenda – SEFAZ

Flávio Martins Alves

É servidor de carreira do Município de Joinville. Formado em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão Financeira e tem MBA em Gestão Estratégica. Ocupou cargos de Diretor Executivo e Secretário da Secretaria da Fazenda e foi gerente de Apoio às Subprefeituras na Secretaria de Administração e Planejamento.


Secretaria da Saúde – SES

Andrei Popovski Kolaceke

Formado em Direito pela Universidade da Região de Joinville (Univille), com especialização em Direito Sanitário pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). De 2012 a 2015, atuou junto ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Servidor público desde 2015, atuou na Secretaria da Saúde, nos cargos de coordenador da Área de Prevenção e Resolução de Litígios, coordenador do Núcleo de Apoio Técnico, gerente de Processos e Diretoria Executiva da pasta. Durante sua atuação na secretaria, recebeu premiação estadual e nacional com o projeto “Prevenção e resolução administrativa de litígios na saúde pública: a experiência do NAT-Jus”, desenvolvido junto à equipe de trabalho.


Secretaria de Administração e Planejamento – SAP

Ricardo Mafra

Graduado em Engenharia Mecânica, especialista em Gestão Financeira e mestre em Engenharia da Produção, com pesquisa sobre a gestão de sistemas produtivos (filosofia Lean). Atua como sócio-administrador de uma empresa e é professor do curso de Administração há 20 anos, em disciplinas como matemática, matemática financeira, custos, análise e formação de preços e elaboração e avaliação de projetos.


Secretaria de Meio Ambiente – SAMA

Fábio João Jovita

Advogado com especialização em Consultoria e Licenciamento Ambiental e em Direito e Processo do Trabalho. Possui 14 anos de experiência na área jurídica, sendo o maior período com questões ambientais. Atuou no Tribunal de Justiça de Santa Catarina, no Fórum e na Comissão de Desenvolvimento Urbano de Navegantes, na Secretaria de Desenvolvimento Social de Itajaí e em escritórios privados de advocacia e de contabilidade. Tem atuação profissional em Joinville e, desde janeiro de 2021, ocupava a função de diretor executivo da Secretaria de Administração e Planejamento da Prefeitura de Joinville, conduzindo as atividades do Mutirão da Desburocratização.


Secretaria de Assistência Social – SAS

Fabiana Ramos da Cruz Cardozo

Servidora pública graduada em Pedagogia e Serviço Social, mestre em Educação, especialista em Gestão de Pessoas (MBA) e possui cursos em temas como Proteção Social, Sistema Único de Assistência Social, Famílias, Direitos da Criança e do Adolescente, Direitos Violados, Inclusão e Sistema de Garantia de Direitos. Atuou na coordenação do Abrigo Infanto Juvenil, na Gerência de Planejamento e Gestão e na Coordenação de Alta Complexidade na Proteção Social Especial. Foi indicada por duas gestões como conselheira CMDCA e CMAS e eleita presidente nas duas entidades. É também professora de pós-graduação da Univille e tutora de graduação.


Secretaria de Comunicação – SECOM

Thiago Boeing

É jornalista, especialista em comunicação estratégica e mídias sociais. Atuou como Coordenador de Comunicação e Marketing do Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria durante 12 anos e foi responsável pelo cerimonial nas últimas 14 edições do Festival de Dança de Joinville. Na Prefeitura de Joinville, atuou como Gerente de Relações Públicas (2010).


Secretaria de Cultura e Turismo – SECULT

Guilherme Augusto Heinemann Gassenferth

É formado em Gestão Financeira e pós-graduado em gestão de Organizações Não Governamentais (ONGs) pela PUC do Paraná (PR). É empreendedor de projetos sociais, culturais e turísticos, e foi diretor de Promoção e Divulgação do Joinville e Região Convention & Visitors Bureau. No setor público, atuou como gerente de planejamento da Fundação Turística de Joinville e gerente de difusão cultural, diretor-executivo e presidente da Fundação Cultural de Joinville, ambas atualmente Secretaria de Cultura e Turismo. Participou do conselho de administração do Instituto Festival de Dança de Joinville, coordenou o colegiado de secretários de cultura da Amunesc, foi membro do conselho gestor do Congesc e vice-presidente do Conselho Municipal de Política Cultural. 


Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação – SDE

Fernando Bade

Graduado em Administração de Empresas e Negócios pela Faculdade Cenecista de Joinville (FCJ), com especialização em Estratégia Empresarial pela mesma instituição. Desde 2021, atuou como diretor executivo da então Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável - SEPUD. Na Associação de Joinville e Região da Micro e Pequena Empresa (Ajorpeme), atuou como presidente do Núcleo Jovem e do Instituto Ajorpeme e, em 2019, foi presidente máximo da associação. É empresário e atua como consultor e professor nas áreas de administração e segurança do trabalho.


Secretaria de Educação – SED

Diego Calegari Feldhaus

Graduado e mestre em Administração, formado no curso de Líderes para Gestão Pública do Brasil (Centro de Liderança Pública/Harvard Kennedy School, 2017) e no Programa de Liderança do Visitante Internacional (Departamento de Estado dos EUA, 2016). Foi Diretor de Inovação e Tecnologia na Secretaria de Estado da Educação de SC e coordenador executivo do GT Nacional de Tecnologia e Inovação do Conselho Nacional de Secretários de Educação. Autor do livro “Planejamento e estratégia das escolas: o que leva as escolas a ter alto desempenho”, estudo de escolas municipais de Joinville com alto resultado no IDEB.


Secretaria de Esportes – SESPORTE

André Mendonça Furtado Mattos

Graduado em Educação Física, especialista em Gestão e Planejamento Estratégico em Eventos e mestre em Gestão de Organizações Esportivas (Comitê Olímpico Internacional/Universidade de Lleida/Espanha). Atuou nos Jogos Panamericanos do Rio 2007, foi membro da delegação brasileira nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e Jogos Panamericanos de Toronto 2015, além de atuar nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Liderou a área de esporte estudantil, responsável pelos Jogos Escolares da Juventude, de 2010 a 2019. Atuou também junto à CBF na candidatura do Brasil para a Copa do Mundo Feminina de Futebol 2023. 


Secretaria de Gestão de Pessoas – SGP

Cinthia Friedrich

Servidora pública desde 2006, é fonoaudióloga e especialista em Gestão de Redes de Atenção. Coordenou o Naipe e o Centrinho Prefeito Luiz Gomes e foi Diretora Executiva da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP). Também atuou como secretária da SGP entre 2019 e 2020, quando participou da construção e implantação de instruções normativas de processos no Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Foi responsável pela condução dos primeiros processos seletivos realizados internamente, que sempre eram terceirizados, e pela realização de um concurso público. Participou e atuou junto à Procuradoria Geral do Município para a prevenção e resolução administrativa de litígios, principalmente com o Ministério Público do Trabalho e o Poder Judiciário.


Secretaria de Governo – SEGOV

Gilberto de Souza Leal Junior

Advogado, formado em TI, possui especialização em informática (redes) e em Direito e Processo do Trabalho. É servidor concursado da Prefeitura de Joinville como Analista de Sistemas há 13 anos. Foi presidente da Fundação Municipal Albano Schmidt (Fundamas, 2013-2016) e também diretor na Câmara de Vereadores de Joinville (2005-2006), quando implantou e gerenciou o Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9001/2000). 


Secretaria de Habitação – SEHAB

Rodrigo Andrioli

Engenheiro civil e também formado em Auditoria Interna da Qualidade e Acreditação em Serviço de Saúde. É servidor público concursado e exerceu a função de gerente de auditoria, controle e avaliação na Secretaria da Saúde. Em 2019, recebeu o prêmio Gestor Destaque, premiação que avalia o desempenho de todos os gestores da saúde.


Secretaria de Infraestrutura Urbana – SEINFRA

Jorge Luiz Correia de Sá

Engenheiro civil com mais de 40 anos de experiência em grandes projetos de engenharia nos setores público e privado. Atuou em diferentes segmentos como infraestrutura, hospitalar, industrial, comercial e residencial e foi responsável por importantes obras na região como a Arena Jaraguá do Sul, Centreventos Cau Hansen, Franklin Electric e Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem. É presidente do SECONCI, diretor do SINDUSCON Joinville e conselheiro do SESI-SC.


Secretaria de Pesquisa e Planejamento Urbano – SEPUR

Marcel Virmond Vieira

Arquiteto e urbanista, é especialista em desenvolvimento urbano e em gerenciamento ambiental. Foi pesquisador e bolsista do CNPQ e estagiário na Câmara de Artes e Ofícios de Munique e Alta Baviera (ACIJ - HWK). Participou de missão técnica sobre redes de equipamentos públicos de saúde em Paris, na França, e de sistemas de transporte coletivo BRT, na Colômbia. É professor titular dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores. Atuou como arquiteto concursado na Seinfra, diretor executivo no IPPUJ (atual Sepud) e na Seplan (atual SAP) e consultor na SDR. Tem experiência na criação e gestão de planos como BNDES, Fonplata, BID, Prodetur Sul, Costa do Encanto, PROEP, Badesc, Vale Verde.


Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública – SEPROT

Paulo Rogério Rigo

Formado em Tecnologia de Infantaria, em Recursos Humanos e em Educação Física. Atuou por 35 anos no Exército Brasileiro, dos quais 15 anos foram dedicados a funções operacionais e 20 a área administrativa. Em sua atuação no 62º Batalhão de Infantaria de Joinville, realizou ações com diferentes órgãos de segurança da cidade, como Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville. Nos últimos 5 anos de atuação, foi responsável pela seção de Comunicação Social do 62º BI.


Departamento de Trânsito de Joinville – DETRANS

Paulo Rogério Rigo

Formado em Tecnologia de Infantaria, em Recursos Humanos e em Educação Física. Atuou por 35 anos no Exército Brasileiro, dos quais 15 anos foram dedicados a funções operacionais e 20 a área administrativa. Em sua atuação no 62º Batalhão de Infantaria de Joinville, realizou ações com diferentes órgãos de segurança da cidade, como Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville. Nos últimos 5 anos de atuação, foi responsável pela seção de Comunicação Social do 62º BI.


Hospital Municipal São José – HMSJ

Arnoldo Boege Junior

É o Diretor Presidente do Hospital Municipal São José. Graduado em enfermagem pela Faculdade Ielusc, de Joinville, possui pós-graduação em Urgência e Emergência pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, além de cursos de aperfeiçoamento na área de Gestão da Saúde. É servidor municipal de carreira. Atua desde 2001 no Hospital Municipal São José. Já desempenhou atividades na área assistencial e de liderança. Por 8 anos, coordenou o Pronto-socorro. Assumiu a Gerência Técnica em 2021, passando a diretor executivo em 2022, e a diretor-presidente no mesmo ano. É instrutor da Polícia Militar de Santa Catarina, do Colégio Americano de Cirurgiões NAEMT/USA e do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, onde também é voluntário desde 1995.


Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de
Joinville – IPREVILLE

Guilherme Machado Casali

Advogado, mestre em Direito e especialista em Direito Empresarial com ênfase em Parceria Público Privada. É servidor público lotado no Ipreville, onde exerceu a função de gerente jurídico por 8 anos, atuando nas principais reformas da previdência. Também atua como professor universitário de cursos de direito. 


Companhia Águas de Joinville – CAJ

Fernando Schneider

Graduado em Engenharia de Controle e Automação Industrial pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e especialização em Finanças pelo Instituto Europeu de Administração de Empresas (Insead), na França. Realizou duas jornadas de aperfeiçoamento no exterior: no ano 2000, na Alemanha, e em 2010, nos Estados Unidos. Por 21 anos, atuou na Franklin Eletric, onde ocupou os cargos de gerente industrial, diretor de novos negócios, diretor de operações e diretor-geral.


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