Solicitar saque do FGTS em situação de emergência, 2022

Aconteceu de 29/09/2022 até 11/12/2022

Informação de Evento publicada conforme Processo SEI nº 22.0.275679-0. Última atualização: 30/11/2022 às 12:17.

Aplicativo FGTS

O que é?

Este conteúdo orienta responsáveis por imóveis afetados pelas chuvas de 10/08/2022, que fizeram registro junto à Defesa Civil (lista de endereços atualizada em 30/11/2022), sobre como proceder para solicitar saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) – até R$ 6.220,00 -, conforme situação de emergência declarada pelo Município de Joinville (SC) e reconhecida pelo Estado e pelo Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR).

Quem pode fazer?

Moradores ou proprietários de imóveis afetados por alagamentos após forte chuva, em Joinville, em 10/08/2022, conforme lista, que tenham saldo no FGTS e que não tenham realizado saque decorrente de situação de emergência nos últimos 12 meses, a contar da última autorização de retirada.

Para esclarecer dúvidas ou solicitar revisões da lista de imóveis afetados, entrar em contato com a Defesa Civil de Joinville até 24/10/2022 pelo e-mail defesacivil@joinville.sc.gov.br, incluindo as seguintes imagens e informações:

  • Documento de identificação do solicitante;
  • Comprovante de residência;
  • Fotos que comprovem o ocorrido;
  • Telefone para contato.

Onde e quando fazer?

Canais Onde Quando
Eletrônicos Aplicativo FGTS 29/09/2022 até 11/12/2022
Presenciais Não é possível  
Telefônicos Não é possível  
Postais Não é possível  

Como fazer?

  1. Ter informado os dados do imóvel afetado à Prefeitura de Joinville, por meio da Defesa Civil ou Ouvidoria do Município.
  2. Verificar se imóvel consta em Lista de Endereços do Município de Joinville Atingidos por Forte Chuva em 10/08/2022 (lista atualizada em 30/11/2022).
  3. Caso endereço conste em lista, baixar Aplicativo FGTS, disponível para download gratuito no celular.
  4. Após instalação do aplicativo, inserir informações de cadastro solicitadas e selecionar opção “Meus saques”, depois “Outras situações de saque – Calamidade pública” e acessar a cidade.
  5. Providenciar a seguinte documentação:
    1. Documento de identificação válido (carteira de identidade, carteira de habilitação ou passaporte).
    2. Comprovante de residência (conta de luz ou água ou outro documento recebido via correio), em nome de trabalhador(a), cônjuge/companheiro(a) ou pais, com data de emissão 120 dias antes da decretação da calamidade.
    3. Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável, caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge/companheiro(a).
  6. Fotografar/escanear documentos solicitados em formato legível e enviar via aplicativo.
  7. Selecionar opção para creditar valor em conta bancária e enviar solicitação.
  8. Aguardar retorno de análise e crédito em conta.

Quanto custa?

Solicitação de saque do FGTS em função da situação de emergência declarada é gratuita.

Quanto tempo leva?

Prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado, é de 5 dias úteis.

Sobre estas informações

Unidade(s) responsável(is)

Atos regulamentadores

  • Não informado.

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Para Pedido de Informação segundo a Lei nº 12.527/2011, utilize este serviço.

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