Consulta Pública: Revisão do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) Serra Dona Francisca, 15 a 24/10/2025

Acontecendo até 24/10/2025

Informação de Evento publicada conforme Processo SEI nº 24.0.186325-1. Última atualização: 15/10/2025 às 16:28.

Participe da consulta pública

O que é?

Este conteúdo orienta sobre como participar de Consulta Pública sobre a Revisão do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental Serra Dona Francisca, no Município de Joinville (SC).

A Área de Proteção Ambiental Serra Dona Francisca é uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável, que tem o objetivo de proteger os recursos hídricos; garantir a conservação de remanescentes da Mata Atlântica; proteger a fauna silvestre; melhorar a qualidade de vida das populações residentes através da orientação e disciplina das atividades econômicas locais; fomentar o turismo ecológico e a educação ambiental e preservar as culturas e tradições locais.

O Plano de Manejo é um documento técnico obrigatório para unidades de conservação (UCs) conforme a Lei Federal nº 9.985/2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação e estabelece o zoneamento e as normas para o uso da área e a administração dos recursos naturais. Portanto, a Lei nº 9.985/2000 define como a UC deve ser gerida, para cumprir seus objetivos, e define regramentos para todas as atividades realizadas dentro da Unidade, para compatibilizar o uso sustentável deste território.

O documento do Plano de Manejo em síntese é composto por: Resumo do Diagnóstico socioambiental do território; declaração de significância e relevância, zoneamento do território com base nas atividades e usos desenvolvidos e regramento conforme as atividades e vocação das áreas da UC.

Quem pode fazer?

Qualquer pessoa.

Onde e quando fazer?

Canais Onde Quando
Eletrônicos Formulário eletrônico 15 a 24/10/2025
Presenciais Não é possível  
Telefônicos Não é possível  
Postais Não é possível  

Como fazer?

  1. Acessar os documentos:
  2. Conhecer as informações fornecidas.
  3. Acessar o formulário eletrônico.
  4. Preencher dados solicitados e responder questionamentos da consulta pública.
  5. Enviar formulário preenchido.

As informações e sugestões serão avaliadas pelo Município e poderão ser consideradas na revisão do Plano de Manejo em questão.

Quanto custa?

Esta ação não possui custo adicional, uma vez que já foi paga com o dinheiro do seu imposto.

Quanto tempo leva?

O ato de registrar contribuições à consulta pública é imediato.

Sobre estas informações

Unidade(s) responsável(is)

Atos regulamentadores

Não informado.

Manifestar-se

Para orientações, dúvidas, reclamações, sugestões ou elogios, faça contato com a nossa Ouvidoria.

Para Pedido de Informação segundo a Lei nº 12.527/2011, utilize este serviço.

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