O Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville recebeu o Prêmio Luiz de Castro Farias, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), na categoria Ações Continuadas sobre a Preservação do Patrimônio Arqueológico. O museu conquistou o primeiro lugar no edital nacional com o projeto “Joinville cidade dos Sambaquis: conectando percursos” e recebeu prêmio de R$ 40 mil.
O valor será usado para dar continuidade às ações já desenvolvidas no museu, como o site de realidade virtual que apresenta informações detalhadas sobre os sambaquis da cidade, além de um percurso arqueológico urbano, conectando visualmente os sítios arqueológicos originais ao museu.
O tour virtual tem sido apresentado de forma acessível desde 2022, permitindo que visitantes explorem a história arqueológica de Joinville de forma imersiva e interativa, diretamente de seus dispositivos móveis, promovendo a democratização aos acervos.
A visita virtual guiada pelas áreas externas e internas do museu conta com narração em português, inglês e espanhol, além de vídeos em Libras. Também há quatro sambaquis de Joinville que podem ser visitados virtualmente: Rio Comprido (Comasa), Espinheiros II (Comasa – Vila Paranaense), Morro do Ouro (Parque da Cidade) e Lagoa do Saguaçu (Parque Caieira).
“Com este valor, nossa intenção é alavancar o site incluindo informações e também investir em tecnologia dentro da educação e comunicação museal”, destaca a coordenadora do museu, Ana Paula Klahold Rosa.
Segundo ela, a incorporação de ferramentas como a realidade virtual em artefatos culturais digitais auxilia no acesso da comunidade, trazendo acessibilidade a quem não poderia se deslocar até os sítios arqueológicos. Para fazer a visita virtual ao museu, acesse o site da Prefeitura de Joinville.