Rádio Joinville Cultural 105,1 FM comemora aniversário

Publicada em 03/10/2025 às 17:54
Relacionado a: Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT, Unidade de Radiodifusão - SECULT.URA

Neste dia 3 de outubro, a Rádio Joinville Cultural 105,1 FM comemora o aniversário de 13 anos de fundação. Para celebrar a data, o programa Papo em Dia desta sexta-feira foi especial.

“Há 13 anos, a Rádio Joinville Cultural leva ao ar a essência da nossa cidade por meio da cultura, da informação e da arte. Mais do que uma emissora, ela se tornou um espaço de valorização das vozes locais, de difusão do conhecimento e de conexão com tudo aquilo que nos torna quem somos”, destaca o secretário de Cultura e Turismo de Joinville, Guilherme Gassenferth.

Para o jornalista Benhur Lima, locutor da rádio desde 2021, o veículo é fundamental para a divulgação de artistas locais. “Aqui é possível falar de literatura com os novos escritores, divulgar o trabalho dos novos artistas visuais, tocar as músicas de novos compositores, cantores e músicos”, fala.

A linha editorial é fundamentada principalmente pela educação, seguindo com cultura e cidadania, observando os padrões da Rádio EBC e da Rádio MEC. A programação busca produzir e transmitir a informação com isenção e responsabilidade, valorizando a cultura local e regional, fomentando a educação e a inclusão social.

Um dos programas âncoras da emissora é o Papo em Dia, com entrevistas com artistas, organizadores de eventos e representantes para conversarem sobre as novidades que estão acontecendo na cidade. O Santa Música é um programa que valoriza a música autoral estadual.

Entre a programação também se destaca o programete Pause que traz dicas e reflexões sobre qualidade de vida e saúde mental; o Sonetos Cruz de Sousa, com poemas do catarinense que foi um importante simbolista brasileiro; e o Ruas de Joinville, que conta sobre a história das tradicionais ruas da cidade, liderado pela jornalista Maria Cristina Dias, autora do livro “Ruas de Joinville”.

A Rádio Joinville Cultural é outorgada pelo Ministério das Comunicações para operar na frequência de 1000 Watts. Sua transmissão abrange, além de Joinville, também os municípios das regiões Norte e Nordeste de Santa Catarina, com destaque para Araquari, Guaramirim, São Francisco do Sul, Balneário Barra do Sul, Barra Velha e Itapoá.

A Rádio é vinculada à Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville (Secult), sendo a emissora de rádio pública do município, outorgada pelo Ministério da Educação e de caráter educativo, cultural e social, sem fins lucrativos.

A programação completa está disponível na página da Rádio Joinville Cultural, que pode ser ouvida pelo rádio ou em aplicativos de streaming.

História da Rádio Joinville Cultural

Após 10 anos de espera entre o pedido e autorização de funcionamento, a Rádio Joinville Cultural 105,1 FM estreou oficialmente no dia 3 de outubro de 2012, com uma programação trazendo educação e cultura, unindo conteúdos produzidos em Joinville e de parceiros ligados à Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), a Associação das Rádios Públicas do Brasil (ARPUB) e a Fundação Cultural Piratini.

A Joinville Cultural começou a ser planejada entre 1999 e 2001, porém em 2002, o Ministério das Comunicações permitiu à Fundação Cultural de Joinville (atual Secretaria de Cultura e Turismo) criar uma unidade de radiodifusão.

Em 2005 começou a ser montado o acervo musical que seria utilizado e, um ano depois, teve início a compra dos equipamentos. Já em 2008, ocorreu a primeira transmissão experimental, com duração de 15 dias, sob comando do radialista Ramiro Gregório da Silva.

Após uma pausa, o projeto foi retomado em 2009, quando a emissora precisou formar um convênio com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por exigência do Ministério das Comunicações. A partir disso começou a ser feito o trabalho técnico, com a instalação da antena e a montagem da equipe.

Em 2011 saiu a concessão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que autorizou a Rádio Joinville Cultural a entrar no ar. Em 2012, foram avaliados os equipamentos que estavam disponíveis, sendo necessário uma maior estrutura para executar as transmissões, como a criação de um novo estúdio para a gravação de materiais.

A ex-gerente da Rádio Joinville Cultural e doutora em jornalismo Izani Mustafá, conta sobre seu início na emissora. “Até a inauguração da emissora trabalhei para organizar a programação da rádio e acompanhar a instalação dos equipamentos de transmissão, antena e os estúdios. Nesse período também acertamos detalhes da parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina, estivemos na Empresa Brasil de Comunicação (EBC) em Brasília e também na FM Cultura de Porto Alegre para conhecer a programação educativa e cultural”, diz a primeira gerente da rádio.

A Rádio Joinville Cultural estreou em 2012 com sede no Centreventos Cau Hansen.

Compartilhe

Skip to content