Levantamento de dados evidencia benefícios da vacinação em Joinville

Publicada em 21/05/2021 às 08:27
Relacionado a: Unidade de Comunicação - SECOM.UCO, Secretaria de Comunicação - SECOM

Desde o dia 19 de janeiro, quando teve início o processo de imunização na cidade, a equipe da Prefeitura de Joinville já aplicou mais de 162 mil doses, sendo 109,6 mil primeiras doses e 53,2 mil segundas doses. O reflexo da evolução da vacinação pode ser percebido em avanços importantes relacionados com a redução na média de idade dos internados e também dos óbitos.

“Empenhamos todos os esforços necessários para que a vacinação continue sendo realizada de forma ágil e organizada, porque entendemos os benefícios que a imunização representa para a população”, reforça o prefeito Adriano Silva.

A média de idade das pessoas internadas em Joinville em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e em leitos de Enfermaria apresentou uma redução de 9 anos em 2021. Em janeiro, a média de idade dos internados era de 63,5 anos. No fim da primeira quinzena de maio, a média baixou para 54,5 anos.

Em relação aos óbitos, a redução da faixa etária foi ainda mais significativa, caindo de 74 anos, no início de janeiro, para 59,6 anos, em maio. A queda de 14,4 anos está relacionada, principalmente, com o avanço da vacinação dos públicos prioritários.

O acompanhamento de todos os indicadores relacionados com a pandemia, incluindo os casos, as internações e a imunização, é realizado pelos profissionais do Núcleo de Apoio à Rede de Atenção à Saúde da Unidade de Gestão Estratégica e Articulação da Rede em Saúde da Secretaria da Saúde de Joinville.

“Quando combinamos os dados apurados pelo time da Secretaria da Saúde, nós conseguimos ter um amplo panorama da pandemia em Joinville, o que nos permite tomar decisões mais assertivas”, explica o prefeito.

Aumento da testagem

Joinville é a cidade que mais realiza testes de diagnóstico da Covid-19 em Santa Catarina. O aumento na testagem é um fator primordial para que seja possível acompanhar a evolução dos casos. Desde o início deste ano, Joinville testou mais de 150 mil pessoas, mesmo número de pessoas testadas durante todo o ano passado.

“Entendemos que aumentar o número de pessoas testadas é uma estratégia muito eficiente para que seja possível realizar o isolamento das pessoas contaminadas e seus familiares de forma efetiva”, afirma Jean Rodrigues da Silva, secretário da Saúde de Joinville.

Atualmente, o número de casos ativos em Joinville é de 1,2 mil pessoas. Em março deste ano, no ponto alto da pandemia, a cidade registrou mais de 5,7 mil casos.

“Embora o número de casos ativos tenha diminuído, nosso time segue acompanhando o panorama da pandemia com muito cuidado e responsabilidade”, destaca o secretário.

Todas as informações da Prefeitura de Joinville sobre Coronavírus estão disponíveis na página Coronavírus em Joinville.

Para Pedido de Informação segundo a Lei nº 12.527/2011, utilize este serviço.