Requerer Certidão de Baixa de Atividade Econômica

Carta de Serviço disponibilizada em atendimento à Lei nº 13.460/2017 e validada conforme Processo SEI nº 18.0.071267-4. Última atualização: 17/07/2018 18h35.

Acesso rápido

Certidão de Baixa de Atividade Econômica é um documento que atesta o encerramento, em sua totalidade ou parcialmente, da(s) atividade(s) exercida(s) por pessoa física ou pessoa jurídica no território do Município de Joinville (SC). Este serviço deve ser requerido em até 30 dias após o encerramento das atividades, sob pena de sanção fiscalizatória.

Toda pessoa física ou jurídica possuidora de Inscrição Municipal junto ao Cadastro Mobiliário do Município de Joinville (SC).

Canal Onde Quando
Internet Sistema TMI – Tributos Municipais Inteligentes Todos os dias, 24 horas
Presencial Não é possível
Telefone Não é possível
Outros Não é possível

1) Reunindo a documentação necessária

1. Para todos os casos:
  2. Para pessoa física, acrescente:
    • Cópia digitalizada de documento de identificação (RG).
  3. Para pessoa jurídica, acrescente:
    • Cópia digitalizada do Distrato Contratual ou de última alteração contratual.

2) Protocolizando a requisição

1. Acesse o canal de prestação do serviço.
  2. Acesse a opção “Atendimento Fazendário – Fiscalização de Tributos”.
  3. Opte por, conforme o caso:
    1. “Baixa de Empresa e Alvará de Pessoa Física”; ou
    2. “Baixa de Empresa no MEI”.
  4. Anexe as cópias digitais da documentação reunidas conforme a etapa 1.
  5. Receba número de protocolo e emita boleto de pagamento de preço público.
  6. Pague o boleto.
  7. Aguarde o resultado.

3) Consultando o processamento

Acesse o ambiente de consulta do Sistema TMI – Tributos Municipais Inteligentes, insira o número de seu processo e da chave de consulta (disponível no processo ou enviada por e-mail ao usuário) para consultar a tramitação do processo.

4) Obtendo o resultado

O processo sendo deferido, a Certidão de Baixa ficará disponível para obtenção de forma eletrônica por meio deste link, selecionando-se: 1) “Certidão de Baixa” no campo “Finalidade”; 2) “Mobiliário” na opção “Tipo de certidão” e inserindo-se o número de CPF ou CNPJ no campo de mesmo nome.

• Solicitação de Encerramento de Atividades Econômicas para Pessoas Jurídicas e Autônomos: R$ 82,53 (mês de referência: Junho/2018) (1).
  • Solicitação de Encerramento de Atividades Econômicas para Microempreendedores Individuais: isento de cobrança do preço público.

(1) Valor atualizado mensalmente conforme Índice de Preços ao Consumidor (IPCA).

A homologação do requerimento de baixa se dará no prazo de até 30 dias, a contar da abertura formal do processo administrativo.

Sobre este serviço

Unidade responsável

Unidade de Gestão de Arrecadação – SEFAZ.UGA.

Compromissos e padrões

Prioridades de atendimento em fila: pessoas com deficiência, idosos com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e obesos (Lei nº 10.048/2000).

Tempo de espera em fila: não se aplica.

Manifeste sua opinião

Registre manifestação para fazer reclamação, sugestão ou elogio sobre este serviço ou sobre estas informações.