Carta de Serviço publicada conforme Processo SEI nº 18.0.018231-4, em atendimento à Lei nº 13.460/2017. Última atualização: 13/12/2022 às 15:35.
O que é?
Este conteúdo orienta sobre como realizar cadastro anual que autoriza empresas que transportam efluentes sanitários (limpa-fossa) a realizarem a atividade perante o Município de Joinville (SC). Também orienta sobre como utilizar o Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR), que é emitido eletronicamente por meio do Sistema MTR do Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), e como adquirir adesivos identificadores para a operação. Sem o cadastro, a empresa não pode exercer a atividade e está sujeita a sanções cabíveis.
Quem pode fazer?
Pessoas jurídicas que realizam a atividade.
Onde e quando fazer?
Canais | Onde | Quando |
---|---|---|
Eletrônicos | Não é possível | |
Presenciais | Secretaria de Meio Ambiente – SAMA Localização: Centro de Atendimento ao Cidadão, Rua Dr. João Colin, 2719 – Santo Antônio, Joinville – SC Prioridades de atendimento: protocolização e análise das solicitações são realizadas por ordem de chegada; pessoas com deficiência, idosos com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e obesos (Lei nº 10.048/2000) Tempo de espera: não informado |
Segunda a sexta, 8h às 18h, exceto feriados e pontos facultativos |
Telefônicos | Não é possível | |
Postais | Não é possível |
Como fazer?
1) Reunir informações necessárias
Reunir as seguintes informações:
- Ficha de Requerimento de Registro de Empresa de Transporte de Efluentes Sanitários impressa e preenchida.
- Ficha de Identificação de Veículo de Transporte de Efluentes Sanitários impressa e preenchida (uma para cada veículo).
- Demais documentos relacionados no item 5 da Instrução Normativa nº 13/2016.
2) Protocolizar informações
Após reunir informações necessárias conforme etapa 1:
- Dirigir-se ao(s) canal(is) informado(s).
- Protocolizar informações.
- Após análise das informações e aprovação, retirar declaração de cadastro da empresa no(s) canal(is) informado(s).
3) Utilizar o Sistema MTR
A empresa deve fazer uso do Sistema MTR do Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) para emissão de Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR), seguindo as instruções contidas neste serviço.
4) Obter adesivos
Para cada veículo cadastrado, adquirir um par de adesivos, conforme a seguir:
- Retirar guia de pagamento referente à emissão de adesivos no(s) canal(is) informado(s).
- Pagar guia.
- Apresentar comprovante de pagamento da guia no(s) canal(is) informado(s).
- Retirar par de adesivos no(s) canal(is) informado(s).
- Colar de forma visível no veículo utilizado para o transporte.
Quanto custa?
O cadastro da empresa e o uso do sistema MTR são gratuitos.
O par de adesivos tem valor de 0,12 UPM.
Quanto tempo leva?
Análise da documentação ocorre em até 15 dias. Caso a documentação esteja em conformidade, a declaração de cadastramento da empresa é emitida. Caso não esteja em conformidade, são solicitadas adequações.
Sobre estas informações
Unidade(s) responsável(is)
Atos regulamentadores
- Lei Complementar n° 395, de 19 de dezembro de 2013
- Instrução Normativa nº 13/2016
- Portaria SAMA nº 088/2022, de 04 de julho de 2022
Manifestar-se
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Para Pedido de Informação segundo a Lei nº 12.527/2011, utilize este serviço.