Fazer cadastro para empréstimo de livros em bibliotecas públicas

Carta de Serviço publicada conforme Processo SEI nº 19.0.045088-4, em atendimento à Lei nº 13.460/2017. Última atualização: 23/02/2024 às 17:59.

O que é?

Este conteúdo orienta sobre como fazer cadastro para empréstimo de livros em bibliotecas públicas do Município de Joinville (SC).

Quem pode fazer?

Qualquer pessoa.

Onde e quando fazer?

Canais Onde Quando
Eletrônicos Não é possível
Presenciais Biblioteca Pública Municipal Prefeito Rolf Colin
Localização: Rua Cmte. Eugênio Lepper, 60 – Centro, Joinville – SC
Segunda a sexta, 8h às 18h, exceto feriados e pontos facultativos
Biblioteca Pública Municipal Professor Gustavo Ohde
Localização: Rua Olavo Bilac, s/nº – Pirabeiraba, Joinville – SC
Segunda a sexta, 8h às 18h, exceto feriados e pontos facultativos
Telefônicos Não é possível
Postais Não é possível

Nos canais presenciais:
Prioridades de atendimento: pessoas com deficiência, idosos com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e obesos (Lei nº 10.048/2000).
Tempo de espera: não informado

Como fazer?

1. Reunir os seguintes documentos:
    1. CPF.
    2. Comprovante de residência atualizado.
  2. Comparecer a uma das bibliotecas e apresentar os documentos para cadastro de leitor (utilizador) da biblioteca.
  3. Receber, por e-mail ou WhatsApp, boleto de pagamento de taxa de cadastro, ou doar livro em bom estado, caso opte por não pagar a taxa.

Ao fazer o cadastro, o leitor já está liberado para solicitar o empréstimo de livros.

O prazo para pagamento da taxa é de até 30 dias, a partir da data de emissão do boleto.

Quanto custa?

• Boleto bancário no valor de R$ 12,12 (valor não superior a 1% do salário mínimo, conforme Art. 15 do Decreto nº 5.976/1988); ou
  • Gratuito a quem doar livro(s) nas seguintes condições:
    • com data de publicação a partir de 2019;
    • excelente estado de conservação (sem manchas, rabiscos, contaminação por fungos etc.);
    • que correspondam às necessidades do acervo.

Nos casos de aplicação de multa por atraso na devolução de materiais emprestados das bibliotecas, o usuário também pode ser isento do pagamento por meio de doação de livro(s) que esteja(m) nas condições informadas acima.

Quanto tempo leva?

O cadastro é efetivado após pagamento de boleto bancário ou doação de livro em bom estado.

Sobre estas informações

Unidade(s) responsável(is)

Atos regulamentadores

Manifestar-se

Para orientações, dúvidas, reclamações, sugestões ou elogios, faça contato com a nossa Ouvidoria.

Para Pedido de Informação segundo a Lei nº 12.527/2011, utilize este serviço.