Obter Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES)

Carta de Serviço publicada conforme Processo SEI nº 24.0.076054-8, em atendimento à Lei nº 13.460/2017. Última atualização: 23/04/2024 às 11:51.

O que é?

Este conteúdo orienta sobre como obter Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) para integrar o sistema oficial de informações dos estabelecimentos de saúde no país, independentemente de sua natureza jurídica ou de integrarem o Sistema Único de Saúde (SUS). Trata-se do cadastro oficial do Ministério da Saúde (MS) no tocante à realidade da capacidade instalada e mão-de-obra assistencial de saúde no Brasil em estabelecimentos de saúde públicos ou privados, conveniados com o SUS ou não.

Quem pode fazer?

Estabelecimentos de saúde públicos, conveniados e privados, de pessoa física ou jurídica, que realizam qualquer tipo de serviço de atenção à saúde no território nacional, que atendam aos critérios mínimos de um estabelecimento de saúde, conforme Portaria GM/MS nº 2.022, de 7 de agosto de 2017.

Onde e quando fazer?

Canais Onde Quando
Eletrônicos E-mail: cnes@joinville.sc.gov.br Todos os dias, 24 horas
Presenciais Não é possível
Telefônicos (47) 3481-5170 (somente para esclarecimentos de dúvidas) Segunda a sexta, 8h às 18h, feriados e pontos facultativos
Postais Não é possível

Como fazer?

Para solicitar o CNES, é necessário:

1. Enviar e-mail para cnes@joinville.sc.gov.br, informando:
    • Razão Social;
    • Nome fantasia;
    • CNPJ;
    • Dias e horários de funcionamento;
    • Serviços ofertados.
  2. Aguardar a resposta do e-mail com as orientações e relação dos documentos necessários.
  3. Enviar as informações e os documentos solicitados via e-mail.
  4. Aguardar recebimento do número do CNES.

Quanto custa?

Este serviço não possui custo adicional, uma vez que já foi pago com o dinheiro do seu imposto.

Quanto tempo leva?

Em média, 15 (quinze) dias úteis após recebimento dos documentos e formulários.

Sobre estas informações

Unidade(s) responsável(is)

Atos regulamentadores

Manifestar-se

Para Pedido de Informação segundo a Lei nº 12.527/2011, utilize este serviço.